A universidade é uma oportunidade única e enriquecedora, mas venhamos e convenhamos que a vida de universitário não é nada fácil, né? São horas de aula, exercícios, seminários, provas, atividades complementares e ainda conciliar estágio, emprego, iniciação científica ou monitoria.
Além disso, é um ambiente totalmente novo para quem está chegando e algumas dessas pessoas estudam longe, em outra cidade, e acabam ficando longe da família, amigos e da vida que costumavam ter.
Em meio a tudo isso, é mais do que normal que o estudante sinta saudade e tenha que lidar com alguns percalços. Mas é sempre bom evitá-los, né? Tudo bem, a saudade é inevitável, mas separamos algumas dicas para você se organizar e aproveitar ao máximo, não só sua vida profissional, mas também a pessoal.
- Entenda e determine sua rotina;
Antes de tudo, é importante conhecer a si e sua rotina e depois prosseguir com as demais dicas. Nesta etapa, deve-se anotar de tarefas fixas, definir horários para cada atividade e, sobretudo, se preparar para imprevistos (manter alguns espaços diários dedicados a esse cenário ajuda a manter tudo organizado, caso eles aconteçam).
- Crie um calendário;
Tenha uma agenda ou planejador para estabelecer prioridades e também controlar e acompanhar prazos.
- Tenha um espaço dedicado ao estudo
Nesta etapa, é imprescindível reservar um local tranquilo, com boa iluminação e manter tudo de necessário por perto para evitar distrações.
- Separe momentos para lazer e relaxamento
Para que tudo isso flua bem, é preciso ter em mente que o descanso é extremamente necessário. Para ser saudável, o processo deve incluir momentos de liberdade, pois o cérebro conseguirá refazer e guardar mais informações. Do contrário, você ficará esgotado(a).
Neste momento, você pode aproveitar para ler, assistir, praticar algo que goste e também manter contato e visitar seus familiares e ente-queridos. Vai de sua preferência e conforto.