ESTUDE NA UNIT
MENU

Universidad de Valladolid é uma das parceiras do ProMAI

A instituição tem quatro campi e extensa rede de relações internacionais

às 14h53
Compartilhe:

Surgida no século XIII, a Universidad de Valladolid (UVa) é uma das mais antigas instituições de ensino superior da Europa. A universidade tem quatro campi, localizados na comunidade autônoma de Castela e Leão, na Espanha, e é uma das parceiras do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) do Grupo Tiradentes. A UVa tem uma grande aposta pela formação permanente, além de uma extensa rede de relações internacionais, prestigiosos centros de investigação, enorme potencial cultural e esportivo, e seu compromisso social e ambiental.

Com quase 800 anos de história, a universidade espanhola tem uma grande tradição no ensino e na investigação científica, tendo crescido e se adaptado aos novos tempos para se tornar numa das universidades mais importantes da Espanha. Hoje, a UVa conta com programas de graduação e pós-graduação nas áreas de Ciências, Humanidades, Engenharia e Arquitetura, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Jurídicas. No total, são mais de 70 cursos de graduação, 16 programas de estudos conjuntos, 64 programas de mestrado e 29 de doutorado.

Experiências

Camilla Carvalho, estudante do 4º período de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits) — localizada em Goiana — está realizando um intercâmbio na Universidad de Valladolid, e conta que a experiência está sendo muito positiva. “A estrutura da faculdade é excepcional, com sete andares dedicados a especialidades, laboratórios, uma biblioteca completa, e um corpo docente de altíssimo nível. Eles oferecem tutorias específicas para tirar dúvidas, o que facilita bastante o aprendizado. Tudo isso está tornando essa jornada ainda mais incrível”, comenta.

O contato com uma outra realidade também é um ponto trazido por Izau Andrade, também aluno do 4º período da Fits. Ele também está fazendo intercâmbio da UVa e afirma que a experiência tem sido muito proveitosa. “Está sendo incrível! Poder estar aqui na Espanha durante este período e vivendo todas essas experiências está me fazendo refletir bastante sobre qualidade de vida, costumes, tradições, saúde e outros pontos. Comparando o ensino do Brasil e o da Espanha, consigo perceber pontos bem diferentes, como o contato do aluno com a população desde o início do curso, uma prática que não é comum aqui”, avalia.

Sobre o ProMAI

A cada semestre, através de editais, o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional seleciona alunos para cursarem parte da sua graduação em um outro país. São cerca de 40 instituições de ensino superior parceiras, divididas por 13 países. Quando voltam para o Brasil, os intercambistas costumam trazer memórias inesquecíveis, amizades internacionais duradouras e uma perspectiva de mundo que transcende fronteiras. É uma oportunidade de conhecer novas culturas, idiomas e também elevar o currículo.

Compartilhe: