A Universidad de Boyacá (com sede na cidade de Tunja, no departamento de Boyacá, na Colômbia) é uma das instituições parceiras do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. Fundada em 1979, a universidade surgiu com programas educacionais pioneiros para jovens da região do leste da Colômbia. Hoje, a instituição investe em intercâmbios e tem reconhecimento internacional.
Além de avaliação de alta qualidade concedido pelo próprio Ministério da Educação colombiano, a Universidad de Boyacá também conta com 12 programas credenciados internacionalmente, avaliado pela RIEV (Rede Internacional de Avaliadores), que examina programas acadêmicos de universidades por toda a América Latina. Dos 20 programas de graduação, aqueles que têm creditação da RIEV são Design gráfico, Comunicação social, Engenharia Ambiental, Terapia respiratória, Psicologia, Gestão de Negócios Internacionais, Engenharia Industrial, Medicina, Direito, Fisioterapia, Arquitetura e Engenharia Sanitária. A instituição também conta com programas de mestrado e especializações.
Thiago França foi um dos alunos da Unit-PE que realizou intercâmbio na Universidad de Boyacá. Em setembro de 2023, o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) apresentou um trabalho no VII Encuentro Internacional de Investigación Universitaria sobre sua experiência como intercambista e sobre o programa Embarque Digital, do Porto Digital em parceria com a Unit-PE. Thiago, que foi aprovado no ProMAI, conta um pouco sobre como se preparou para a apresentação: “Eu peguei minha experiência de fazer artigos, projetos que a Universidade nos ensinou, além do conhecimento adquirido durante a rotina acadêmica”.
Ele acrescenta que a vivência serviu para seu crescimento pessoal. “Embora sejamos vizinhos da Colômbia, o choque cultural foi grande, porém a experiência foi muito gratificante, principalmente para o autoconhecimento”, avaliou.
Sobre o ProMAI
Semestralmente, o Programa de Mobilidade Acadêmica da Unit-PE seleciona estudantes para cursarem seis meses de sua graduação em uma universidade internacional. São cerca de 40 instituições internacionais parceiras, em 13 países. Este processo é feito através de uma seleção assídua que envolve algumas etapas, sempre presentes no respectivo edital.
Os estudantes que embarcam nessa jornada frequentemente voltam para casa com bagagens cheias de memórias inesquecíveis, amizades internacionais duradouras e uma perspectiva de mundo que transcende fronteiras. É uma oportunidade de conhecer novas culturas, idiomas e ainda elevar o currículo.
É possível obter mais informações sobre o programa aqui.