ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Pernambuco comemora 11 anos com parcerias e ações à comunidade

Pertencente ao Grupo Tiradentes, de Sergipe, chegou a Pernambuco em 2012, tornando-se Centro Universitário em 2018

às 20h41
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit Pernambuco) celebra seu aniversário com projetos para ampliar ainda mais as parcerias e ações à comunidade. A instituição integra o Grupo Tiradentes desde 2012, quando ele incorporou a antiga Facipe (Faculdade Integrada de Pernambuco) e agregou-lhe toda a sua expertise de 61 anos dedicados à educação, à formação e à prestação de serviços à comunidade. Em 2018, a unidade tornou-se Centro Universitário e passou a se chamar Unit Pernambuco.

Desde que unificou sua estrutura, há um ano, a Unit PE injetou no seu DNA mais inovação, senso de protagonismo e maior interação com a cidade do Recife. “Investimos e inauguramos uma nova sede na Imbiribeira, para abrigar modernos ambientes e laboratórios, espaço para desenvolvimento da cultura maker e coworking também para ex-alunos e parceiros”, adiantou o reitor e também pró-reitor acadêmico da Unit PE, Diogo Galvão. 

Segundo Galvão, mais que formar novos profissionais ao mercado, a intenção é conectar, desde já, alunos e a comunidade, incentivar a criação de projetos, de negócios e ajudar a resolver problemas da capital pernambucana. Na lista, estão iniciativas como projeto para monitorar alagamento do Recife, resoluções de questões jurídicas, criação de startups, ideias para novos negócios e atendimentos gratuitos à população. E por meio de instituições conveniadas ao Grupo Tiradentes, alunos e professores conseguem fazer cursos, inclusive à distância e com instituições do exterior.

O grupo sergipano, sediado em Aracaju e fundado em 1962 por Jouberto Uchôa de Mendonça, é um dos maiores do país e também está presente no interior pernambucano, através da Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana). 

Parcerias

Diversas parcerias estão firmadas para apoiar a formação dos novos alunos e permitir a disponibilidade de serviços à população, com órgãos como Procon/PE, Porto Digital, Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) e Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Há ainda o atendimento ao público. Na Unit PE, é possível agendar para ter acesso a serviços nas áreas da Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Tecnologia da Informação, Direito, empreendedorismo e novos negócios.

Demanda crescente

Para atender à crescente demanda de mão-de-obra qualificada em tecnologia da informação, dois cursos foram elaborados em conjunto com o Porto Digital, com foco em preparar novos profissionais para as necessidades atualizadas do setor. Também em parceria com o Porto Digital, a Unit-PE está preparando jovens de escolas públicas para o mercado do polo de tecnologia e inovação da cidade. Eles são selecionados pelo programa Embarque Digital, da Prefeitura do Recife.

“Queremos também orientar empresas locais, desenvolver o empreendedorismo, ampliar as atividades de extensão nas comunidades e oferecer ao Recife atendimento jurídico e serviços em diversas áreas”, pontuou Diogo. 

Para isso, toda uma infraestrutura abriga a formação e atendimento ao público. São 40 salas, 11 laboratórios e uma clínica integrada de saúde com seis especialidades para atendimento aos moradores da cidade e a realização de aulas práticas aos futuros profissionais. A estrutura envolve ainda biblioteca com mais de 30 mil exemplares dos quatro mil títulos, entre físicos e virtuais, e espaço para exposições e um auditório para congressos e palestras, com capacidade para 280 pessoas.

Aprendendo na prática

Os estudantes dos cursos de saúde contam com o Centro de Formação em Saúde, onde recebem práticas estudantis e profissionais das respectivas áreas – e a clínica-escola integrada, com atendimentos de pacientes reais e ações de aprendizagem individuais.

Os alunos da tecnologia dispõem do Centro de Formação em T.I, com a inclusão do curso de graduação de Ciências da Computação e ensinos e laboratórios diversificados. Os acadêmicos de Direito continuarão com o apoio do Núcleo de Práticas Jurídicas onde são trazidos casos reais relevantes para o curso.

Mentorias e gestão de carreira

Outro suporte é o Centro de Sucesso do Estudante, que abrange e une três diferentes setores: o Núcleo de Carreiras – que direciona ao mercado de trabalho -, a Copex -responsável pelos projetos de extensão – e as Relações Internacionais – que coordena as atividades de mobilidade acadêmica. Há ainda mentoria e gestão de carreiras.

Os alunos também contam com o Centro de Presença e Acompanhamento Acadêmico, onde são feitos o suporte e a programação da coordenação com os professores. É um setor especializado no controle de todos os universitários, levando em consideração particularidades, demandas e detalhes.

Resolvendo problemas 

O conceito é de uma universidade com portas abertas à cidade. O Unit 360° é uma área exclusiva da extensão para viabilizar as futuras carreiras de cada aluno, aliando estudos com a resolução de problemas reais da cidade e vizinhança. As práticas são ligadas a diversas instituições e órgãos da cidade, como a Prefeitura do Recife. É um espaço totalmente coworking, com auditórios e salas, visando a participação de colaboradores, ONG’s e empresas.

Já o Centro de Informação e Apropriação Cultural é um espaço aberto ao público: conta com café, apresentações artísticas, contação de histórias, artesanato e biblioteca, além de salas de estudo e de aula: a arte em união com o centro universitário.

Compartilhe: