ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit-PE realiza evento sobre combate à violência doméstica contra a mulher

“Juntas somos mais fortes: dialogando sobre o Agosto Lilás” é o tema escolhido

às 14h07
purple Ribbon for Violence, Pancreatic, Esophageal, Testicular cancer, Alzheimer, epilepsy, lupus, Sarcoidosis and Fibromyalgia. Awareness month and World cancer day concept
purple Ribbon for Violence, Pancreatic, Esophageal, Testicular cancer, Alzheimer, epilepsy, lupus, Sarcoidosis and Fibromyalgia. Awareness month and World cancer day concept
Compartilhe:

De acordo com estudo realizado pelo Instituto Datafolha em janeiro de 2023, cerca de 50 mil mulheres sofreram algum tipo de violência a cada dia no ano passado. A maior parte das ocorrências foi direcionada a mulheres pretas, cuja prevalência de algum tipo de violência ao longo da vida ficou em 48%, diante de 33% da população em geral. Quanto às denúncias, o estudo, intitulado de “Visível e Invisível: A Vitimização de Mulheres no Brasil”, apurou que 45% das mulheres agredidas não pediram ajuda de nenhum tipo, 38% afirmaram acreditar que conseguiriam resolver o problema sozinhas e 21,3% declararam que não denunciaram por não confiarem na polícia. A maior parte das que pediram ajuda o fizeram para familiares e amigos.

Diante da gravidade dessas estatísticas e de muitas outras que não são contabilizadas, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unit-PE, juntamente com as coordenações dos cursos, organizou um momento de troca para todos os alunos e funcionários sobre o Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. 

Com o tema “Juntas somos mais fortes”, o evento acontecerá no dia 24 de agosto e será dividido em dois momentos: às 19h, na Biblioteca da Unit-PE, para os alunos. E, mais cedo, às 16h, na sala Google, para funcionários da instituição. Para coordenar o debate, foram convidadas Adriana do Carmo, técnica do Centro de Referência da Mulher Maristela Just, e  Carina Catanho, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes da Secretaria de Assistência Social de Jaboatão dos Guararapes.

Karina Paz, presidente da CIPA, explica a importância de encontros como esse. “A gente entende que, por sermos uma instituição de ensino, precisamos disseminar cada vez mais essa divulgação de conhecimento”. 

Os interessados em participar podem acessar os links abaixo:

Alunos – https://forms.gle/bU7271dWsuB61xP79 

Funcionários – https://forms.gle/cTGV3bB2x4VaKLrQ7

Compartilhe: