O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – promove no dia 23 de agosto, às 14h30, a realização da Aula Inaugural da primeira turma do programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação. Na ocasião, acontecerá um debate sobre “A importância da Pós-Graduação em Educação e o Fazer Docente”. Após o debate, os coordenadores do Dinter em Educação, Prof.º Dr. Alexandre Meneses Chagas e a Prof.ª Dra. Valéria Oliveira, realizarão a apresentação do projeto institucional, detalhando informações curriculares e acadêmicas para os novos doutorandos.
Além da coordenação do Dinter, haverá dois convidados para participarem do bate-papo: Professor Dr. Ernandes Rodrigues do Nascimento e a Professora Dra. Sannya Fernanda Rodrigues. Ernandes é pós-doutor em Educação pela Universidade de Lisboa, e é professor de universidades no Brasil, nos EUA e em Portugal. Já Sannya é mestra e doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, em Portugal, professora adjunta da Universidade Estadual do Maranhão e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociências e Afetividade.
Sobre o Dinter
O Programa de Pós-graduação em Educação (PPED) do Dinter tem o objetivo de desenvolver pesquisas avançadas dentro da área educacional, a fim de encontrar soluções para problemas estruturais, com ênfase na educação brasileira. Os doutorandos produzem conhecimentos com uma estrutura de ensino e pesquisa de alta tecnologia, com orientação de um corpo docente conceituado, em uma instituição de ensino superior que preza pela socialização desses conhecimentos.
O público-alvo do Dinter são mestres em Educação, ou em outras áreas do conhecimento, desde que sejam, comprovadamente, docentes em alguma instituição de ensino superior, atuando na área de educação, ou dedicados à pesquisa na área. Os futuros doutores se dividem em duas linhas de pesquisa:
– Educação e Comunicação – Estudo da relação entre Educação e Comunicação a partir dos processos midiáticos, com foco nas políticas de comunicação e Educação, nas diversas possibilidades de construção do conhecimento mediadas pelas linguagens, tecnologias digitais de informação e comunicação.
– Educação e Formação Docente – Articula pesquisas no campo da Educação, produzindo conhecimento nos contextos sociais, filosóficos, políticos, econômicos e históricos relacionados com o desenvolvimento do comportamento humano, com destaque para as discussões sobre as práticas docentes e os processos de aprendizagem.