ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit-PE realiza ação de conscientização sobre uso da Biblioteca

O intuito é mostrar a importância do espaço e alertar sobre sua preservação

às 15h53
Compartilhe:

As bibliotecas preservam e protegem obras literárias, históricas e culturais, garantindo o acesso a esse acervo para as gerações presentes e futuras. No Brasil, estes patrimônios são celebrados no dia 9 de abril em todo o território nacional com diversas ações. Pensando nisso, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) realiza campanha de conscientização no dia 9 de abril, das 9h às 21h. 

O intuito da ação é mostrar a importância do espaço e alertar sobre sua preservação, tendo em vista principalmente alguns casos de descuido com os materiais utilizados. “Vamos expor alguns livros e chromebooks (computadores) danificados: páginas de livros manchadas de café, chromebooks com placa de vídeo danificada por derramamento de café, livros com páginas arrancadas e rasgadas. É desolador ter que limpar esses materiais do acervo pois impacta diretamente no quantitativo de que dispomos para atender ao público mas, quando o material é classificado como “sem condições mínimas de uso”, infelizmente, ele é retirado da área de circulação (empréstimos)”, explica a bibliotecária da Unit-PE, Joana D’arc. 

Para a bibliotecária, a conservação é uma tarefa coletiva. “Enquanto a biblioteca salvaguarda materiais (disponíveis nos mais diversos suportes da informação – livros, revistas, publicações seriadas), os usuários devem consumir estes produtos e serviços com responsabilidade e senso do coletivo. Precisamos enaltecer a cultura do cuidar para que quem venha depois de nós também tenha acesso a livros novinhos, chromebooks bem conservados e salas de estudos organizadas”. 

Dia Nacional da Biblioteca 

O Dia Nacional da Biblioteca é comemorado desde o dia 9 de abril de 1980 e foi instituído no decreto nº 84.631 com objetivo de promover reflexão e incentivo ao uso das bibliotecas como instrumento de educação, cultura e informação.

O decreto foi assinado pelo então presidente João Figueiredo, reconhecendo a importância das bibliotecas para o desenvolvimento da sociedade brasileira, buscando a valorização e o reconhecimento desses espaços como instituições fundamentais para a promoção da educação, da cultura e do conhecimento.

Compartilhe: