O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – celebra mais uma conquista. No dia 13 de setembro, acontece a aula inaugural do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Saúde e Meio Ambiente.
O evento vai acontecer na Biblioteca, a partir das 18h e será liderado pelo professor Doutor Carlos Eduardo, coordenador do Minter, e a aula será conduzida pela professora Doutora Margarete Zanardo, que é coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu. Ela é formada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Ciências, na área de concentração Fisiologia, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e pós-doutorado realizado pelo Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (INSERM), no Hôpital de la Salpétrière, na França.
Margarete ainda tem experiência nas áreas de Neurofisiologia e Neuropsicofarmacologia Experimental e atua em linhas de pesquisa envolvendo o potencial biotecnológico de produtos naturais para o desenvolvimento de novos fármacos, com foco em neurorregeneração e neuroplasticidade.
“O lançamento da pós-graduação Stricto Sensu é um momento histórico para a Unit-PE. Representa uma maturidade alcançada e, consequentemente, passaremos a ocupar um nicho de destaque, onde as grandes instituições públicas já contribuem normalmente. Acreditamos que, muito em breve, os profissionais formados pelo Minter irão contribuir muito para nossa comunidade acadêmica e sociedade”, afirma Carlos Eduardo.
Mestrado
O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente MINTER (PSA) desenvolve mestres com competências para analisar, propor soluções e intervir em questões de saúde decorrentes do desenvolvimento social e da apropriação do meio ambiente, refletindo na melhoria das condições de vida da população.
Com estrutura de ensino e pesquisa moderna, o PSA é orientado por um corpo docente produtivo e qualificado, formado por pesquisadores atuantes em comitês e órgãos gestores, oferecendo também parcerias com centros de ensino no país e no exterior, além de outras instituições de pesquisa, como Embrapa e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).
O público-alvo são portadores de título de nível superior que pretendam desenvolver atividades de ensino e pesquisa nas áreas mencionadas. E as linhas de pesquisa oferecidas são:
– Ambiente, Desenvolvimento e Saúde – Estudos de formas de intervenção que auxiliem na conservação do meio ambiente, melhoria da condição de vida de indivíduos e de comunidades.
– Enfermidades e Agravos à Saúde de Impacto Regional – Estudo de enfermidades e desenvolvimento de metodologias para o aprimoramento diagnóstico, terapêutico e profilático.
– Biodiversidade e Saúde – Prospecção e estudo dos recursos naturais da região Nordeste, visando à obtenção de compostos bioativos para o desenvolvimento de produtos com potencial aplicação no setor alimentício e na indústria de medicamentos e/ou cosmética.