ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit-PE firma parceria com IJCPM para concessão de bolsas universitárias

Jovens conheceram o campus do centro universitário

às 21h01
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) firmou parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) que irá beneficiar jovens atendidos pela instituição para ingressarem no Ensino Superior em 2024.

Serão oferecidas bolsas de estudos de 100%, 70% e 50% de desconto para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Administração, Direito, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Estética e Cosmética. No caso das bolsas parciais, com 70% e 50% de desconto, o IJCPM irá arcar com o percentual restante dessas mensalidades, para garantir a gratuidade aos estudantes, de famílias de baixa renda de comunidades do Pina e Brasília Teimosa.

Os primeiros seis jovens beneficiados já iniciarão a graduação neste semestre. Eles foram selecionados entre os estudantes que realizaram o curso pré-universitário oferecido pelo IJCPM, a partir das notas conquistadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O grupo visitou hoje (1), pela primeira vez, o campus da Unit-PE para conhecer as instalações do Centro, na Imbiribeira.

“Para nós é muito importante essa parceria com o IJCPM até porque a Unit-PE também tem trabalhos com essa base social, como é o caso do Embarque Digital, por exemplo. Então, essa ação conjunta com o Instituto vem ao encontro com o que planejamos e trabalhamos, que é estar de portas abertas para a cidade. Acreditamos que esses jovens conquistaram esse mérito e vamos ajuda-los e aplicar o que aprenderem conosco em projetos que tragam benefícios não somente para eles, mas para a sociedade”, explica Diogo Galvão, reitor da Unit-PE.

“Muitos deles atingiram notas para ingressarem na universidade pública, mas não nos cursos de suas preferências, por conta da concorrência. Por isso, a parceria com a Unit proporciona que decidam o que vão cursar balizados pelos próprios sonhos. Isso reduz o índice de frustração e desistência durante a graduação”, explica o coordenador de Gestão e Articulação Social do IJCPM, Carlos Duarte.

Ensino Superior no Brasil

Dados do último Censo do Ensino Superior no Brasil, divulgado pelo Inep, indicam que somente 1 em cada 4 jovens entre 18 e 24 anos está na faculdade. Uma realidade agravada em relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que indica que 36% dos jovens no Brasil nessa mesma faixa etária não estudam, nem trabalham. “O foco de atuação do IJCPM é proporcionar qualificação, desenvolvimento e empregabilidade para a juventude nos territórios onde estamos presentes e essa parceria com a Unit-PE converge esses objetivos, com investimento das partes em retorno social”, destaca Duarte.

Compartilhe: