No dia 22 de agosto, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — celebra a extensão da parceria com o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco, o CIEE-PE. A partir dessa colaboração, será inaugurada, na instituição, uma nova sala de aprendizagem, no dia 2 de setembro. Com essa oportunidade, jovens aprendizes do CIEE poderão participar de atividades dentro da Unit-PE, promovendo a integração entre formação acadêmica e prática profissional.
Essa parceria já existia antes, com uma unidade de atendimento do CIEE na Unit-PE. Agora, o Centro de Integração Empresa Escola vai abrir uma sala de aprendizagem na instituição de ensino, que vai poder ser aproveitada tanto por alunos da Unit-PE, quanto pelo público externo do CIEE. Karina Paz, supervisora de Carreira da Unit-PE, explica que o foco do novo espaço é a empregabilidade. “Vai funcionar como uma estrutura para que a gente tenha o curso de preparação dos jovens aprendizes naquela região, atendendo principalmente às empresas daquela região”, detalha.
Benefícios
Na sala de aprendizagem, serão realizadas formações de jovens aprendizes, com a junção da teoria e da prática. “Cada formação tem uma duração de dois anos, em que o aprendiz tem um dia da semana dentro do curso, e nos outros dias da semana ele está alocado na empresa”, afirma Karina. Ainda segundo ela, haverá duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, e já há matrículas sendo feitas pelas empresas que vão encaminhar os jovens aprendizes.
“Sabemos que o Jovem Aprendiz é uma primeira oportunidade dentro de uma empresa em que ele entra no escopo na área administrativa. A aprendizagem se torna uma oportunidade muito boa para que ele comece a ingressar e perceber como esse mercado está hoje. Então o que queremos com o relacionamento é reforçar a empregabilidade, dar oportunidade para os nossos alunos e também captar aqueles alunos que estão no mercado”, ressalta Karina.
Formalização
No dia 22 de agosto, às 19h, no auditório da Unit-PE, haverá uma cerimônia de formalização do convênio, com a presença de representantes das empresas parceiras, do CIEE-PE e do Grupo Tiradentes. “Neste evento, teremos a presença de Simone Brasil, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e coordenadora da área de aprendizagem. Ela vai palestrar sobre a importância das cotas e do desenvolvimento do aprendiz dentro da empresa”, diz Karina.