ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit-PE e Porto Digital realizam capacitação para diagnóstico social na comunidade do Pilar

Alunos e professores do curso de Serviço Social do Centro Universitário Tiradentes levantarão dados socioeconômicos das famílias para implantar ações ano que vem

às 14h52
Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 12, alunos e professores do curso de Serviço Social do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – participaram de um momento de capacitação e alinhamento para realização de um diagnóstico social das famílias que vivem na comunidade do Pilar, localizada no Bairro do Recife Antigo.

A pesquisa – que vai contemplar 300 famílias e será realizada em conjunto com o Porto Digital – tem como objetivo identificar e entender o contexto em que o público dessa comunidade vive: quantas pessoas vivem na residência, faixa etária, escolaridade, quem está trabalhando, renda, se recebe algum benefício, o acesso a dispositivos eletrônicos, entre outras questões. A iniciativa começa na próxima semana (16/11).

“Com esse raio-x em mãos, iremos aplicar cursos, palestras educativas e ações, ano que vem e que promovam a qualidade de vida e dignidade dessas pessoas”, adianta a coordenadora do curso de Serviço Social da Unit-PE, Rizete Costa.

Para realizar o levantamento, foram treinados estudantes do curso da Unit-PE, que vão se dividir em equipes para realizar as visitas pela manhã e à tarde. Será entrevistada apenas uma pessoa, acima de 18 anos de cada família.

A coleta de dados será feita de maneira digital. Com o próprio smartphone e usando o wi-fi já disponibilizado à comunidade pelo Porto Digital, eles alimentarão as informações pelo Google Form. Todos estarão devidamente identificados com crachá e serão supervisionados pelos responsáveis da pesquisa: a coordenadora do curso de Serviço Social da Unit-PE, Rizete Costa, e Andressa Cerqueira e Marcela Valença, ambas do Porto Digital.

O Porto também disponibilizará todos os EPI’s necessários para que tudo ocorra de forma segura, seguindo todas as recomendações sanitárias como máscara e álcool a 70%.

Capacitação de profissionais de TI

Outra parceria entre Unit-PE e o Porto Digital que vem rendendo bons frutos é a capacitação de mão-de-obra para o mercado de tecnologia da informação. Ano passado, desenvolveram, juntos, um programa de formação de profissionais qualificados para atender à demanda do parque tecnológico. A iniciativa – que envolve alunos de graduação e de pós-graduação da Unit – já conta com três turmas em formação. Na primeira, cerca de 70% dos estudantes já estão trabalhando na área.

Além disso, um grupo de alunos de pós-graduação da Unit-PE desenvolveram, no período de maior isolamento social, uma solução para a comunidade do Pilar, com a intenção de aproximar ainda mais quem precisa de doações e quem quer ajudar. É o aplicativo “Together”, que ficou em destaque no primeiro lugar, do Desafio Quarentena, do Porto Digital.

Compartilhe: