O Embarque Digital, parceria entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital, é um programa educacional de fomento à formação de capital humano especializado na área de Tecnologia da Informação, promovendo a formação técnica em nível superior para os cursos presenciais de graduação tecnólogo, com duração de dois anos e seis meses.
Os cursos selecionados são Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet e acontecem nas instituições de ensino superior parceiras do Porto Digital, entre elas a Unit-PE. Por meio da parceria, uma das disciplinas ofertadas semestralmente é a Residência Profissional Tecnológica, oferecida desde o primeiro período do curso, onde estudantes desenvolvem desafios reais do setor tecnológico e entram em contato com as empresas empregadoras.
Atualmente, o programa, lançado em 2021, está de portas abertas para a formação da 6ª turma, ofertando 350 vagas. O período de inscrições vai até 31 de janeiro. Para participar, é necessário que os estudantes tenham concluído o ensino médio na rede pública de ensino, tenham feito o Enem ou SSA e que residam no Recife. Além disso, é importante ressaltar que existe um compromisso para os selecionados de permanecer no mínimo 2 (dois) anos trabalhando em empresas da cidade do Recife.
Unit-PE
O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) é uma das seis instituições parceiras do programa, ofertando o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Para a formação desta nova turma do Embarque Digital, conta com 60 vagas para os novos alunos.
Eles terão experiências imersivas, com aulas tanto na instituição, quanto no Porto Digital. Dessa forma, já estarão em contato direto com as maiores empresas do polo, garantindo boas chances de empregabilidade na área. Além disso, a matriz curricular do curso foi preparada especialmente por profissionais atuantes dentro do parque tecnológico.
Saiba mais: