O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — recebeu, no dia 12 de setembro, um grupo de estudantes do colégio GGE Benfica em mais uma edição do Unit Experience. O evento leva alunos do Ensino Médio para o campus da Unit-PE, com o objetivo de mostrar a estrutura e promover uma imersão nos cursos de graduação oferecidos pela instituição. Além disso, os jovens participam de workshops práticos em que podem experimentar a rotina de algumas profissões. Desta vez, o Unit Experience proporcionou aos estudantes experiências dos cursos de Psicologia e Direito.
Aula Comestível
Giedra Marinho, professora de Psicologia da Unit-PE, ficou responsável pelo workshop do curso. Na ocasião, a docente apresentou a Aula Comestível, ou Candy Class, que consistiu na apresentação de um assunto teórico, seguida pela montagem de uma comida. Nesse caso, Giedra iniciou a aula explicando para os alunos sobre o sistema límbico, também chamado de cérebro emocional: a parte do cérebro responsável pelas emoções. Em seguida, os alunos foram divididos em grupos e montaram a anatomia do sistema límbico em uma base de bolo.
A base do bolo foi enfeitada pelos estudantes com doces, jujubas, chocolates, doce de leite. Depois, cada um dos grupos ficou responsável por explicar uma parte do sistema límbico. Por fim, todos partilharam do bolo. “A ideia é uma metodologia ativa, é uma prática laboratorial ativa, em que os alunos têm o conteúdo teórico e depois eles convertem esse conteúdo teórico em algo comestível”, explica Giedra.
A professora também considera que a participação dos estudantes do GGE foi bastante engajada. “Eles adoraram, e deram relatos como ‘nossa, a gente nunca tinha tido aula assim, que legal’. E isso é muito bom para a Unit-PE, porque as aulas são dessa forma. É um atrativo bem interessante esse tipo de metodologia ativa”, diz.
Júri simulado
Já para o workshop do curso de Direito, foi realizado um júri simulado com o julgamento dos personagens Chicó e João Grilo, da obra “Auto da Compadecida”, do escritor Ariano Suassuna. O workshop aconteceu no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unit-PE, e teve o objetivo de mostrar a realidade do curso e dos profissionais do Direito. Segundo Tatiana da Hora, que é coordenadora do curso e conduziu o júri, “essa experiência permite ao estudante um contato descontraído com o mundo jurídico, ajudando a entender a profissão e definir a escolha da futura carreira”.
Tatiana explica ainda o motivo da escolha desse modelo de workshop, e também dos personagens envolvidos. “Justamente pela forma lúdica de fazer com que o aluno que pretende cursar Direito conhecer a dinâmica de uma audiência de plenário do júri popular sem o peso de um crime doloso contra a vida. A escolha do ‘Auto da Compadecida’ foi justamente pela conexão com os vestibulares e pela comicidade dos personagens de Ariano Suassuna, que promovem interesse e engajamento”, comenta.