ESTUDE NA UNIT
MENU

Tendinite: o que é e o que fazer quando ela aparece?

Sintomas causam desconforto e necessitam de cuidados

às 14h09
Compartilhe:

A tendinite é uma condição bastante incômoda e que causa dificuldades, dor e desconforto nos tendões. O tratamento adequado é necessário para garantir maior qualidade de vida e liberdade nos movimentos. 

A doença acontece a partir dos tendões, que são estruturas do sistema locomotor. Eles têm a função de dar apoio aos músculos, os prendendo aos ossos. Assim, é possível que uma pessoa tenha os movimentos normais e realize suas atividades.

A tendinite é a inflamação dos tendões, que pode ser causada por lesão de esforço repetitivo (LER) – quando se usa muito uma parte do corpo para determinada atividade, como quem escreve ou dirige muito. A LER acontece principalmente quando as atividades são realizadas em posições incorretas e sem alongamentos e pausas.

Os principais sintomas da tendinite incluem dor que irradia para todo o corpo, desconforto ao movimentar a região afetada, dificuldade de movimento, espasmos musculares, falta de força e inchaço no local. 

A doença pode acontecer nas partes do corpo que tem tendões, como o pulso, mãos, ombros, pés e joelhos. Com o aparecimento dos sintomas, é essencial recorrer ao tratamento, para que a tendinite não se torne uma doença crônica e cause atrofias. 

O tratamento indicado é feito com analgésicos e anti-inflamatórios, que reduzem a dor. Também pode ser necessário a imobilização da área afetada com tipóias, talas e gesso para auxiliar na recuperação do processo inflamatório. O uso de gelo é outra opção que melhora o desconforto. 

Consultar um médico ortopedista e um fisioterapeuta é muito importante, já que eles fazem o acompanhamento adequado, além de recomendar novas ações na rotina e sessões de fisioterapia.

Compartilhe: