ESTUDE NA UNIT
MENU

Tem medo de falar em público? Confira essas dicas!

Ensaiar antes pode ajudar

às 15h16
Compartilhe:

Seja em uma simples apresentação de um seminário, na defesa de um TCC, em uma reunião de trabalho, ou até mesmo na vida pessoal, é muito comum sentir medo de falar em público. Isso acontece, principalmente, em situações em que sentimos que estamos sendo julgados ou avaliados de alguma forma. Apesar de o medo ser uma emoção natural, quando ele está em um nível muito alto, pode acabar atrapalhando ou prejudicando algum aspecto da vida. Pelo receio de uma rejeição ou de algo dar errado, ou até por lembranças ruins de situações semelhantes, uma pessoa pode acabar paralisada frente a uma plateia. 

Para evitar que o medo seja um obstáculo, algumas dicas podem ser úteis. A primeira delas é saber bem o que vai dizer (e se puder ensaiar a fala antes, melhor ainda!). Quando estamos seguros do que vamos falar, o medo de errar ou gaguejar diminui, o que nos dá mais confiança. Mas, mesmo que não haja nenhuma apresentação para acontecer, fazer pequenos discursos para si mesmo, na frente do espelho ou no chuveiro, por exemplo, pode ajudar a se acostumar com o ato de falar em voz alta, o que também gera mais confiança na fala.

Além de ensaiar sozinho, apresentar a fala para uma pessoa ou grupo de pessoas que você conhece e confia pode ser uma boa ideia. Torna a simulação um pouco mais real (afinal, você está falando para alguém) e, caso haja algo que possa ser melhorado, a opinião dessas pessoas conhecidas pode ajudar. E também, da mesma forma, você acaba praticando a fala, o que também dá mais confiança para a apresentação real.

Uma terceira maneira de aliviar esse medo é tirar a atenção de si mesmo. Quando estamos ansiosos ou nervosos, principalmente em situações em que estamos sob a atenção dos outros, tendemos a nos preocupar demais em como está nossa aparência, se estamos falando bem, gaguejando, se as pessoas percebem que estamos nervosos, etc. Tudo isso apenas faz com que fiquemos ainda mais ansiosos. Ao invés disso, o ideal é focar no público, ou até mesmo no ambiente, ou no próprio conteúdo da fala. Por fim, exercícios de respiração e meditação também ajudam a diminuir o nervosismo.

Compartilhe: