ESTUDE NA UNIT
MENU

Sonhos: significados e razões

Por que sonhamos?

às 14h24
little girl lying on the grass
little girl lying on the grass
Compartilhe:

Os sonhos fazem parte da nossa rotina: sejam bons ou ruins – os que são chamados de pesadelos -, eles surgem no inconsciente e despertam dúvidas, curiosidades e questionamentos em muitas pessoas. Afinal, por que sonhamos?

Quando estamos dormindo e sonhando, o cérebro continua quase totalmente ativo, e ainda demanda o dobro de sangue. Uma parte do órgão que não funciona é a região do centro lógico, e essa é a explicação dos sonhos muitas vezes serem irreais e estranhos. 

O cérebro também paralisa os membros no sonho, mas muitas pessoas conseguem se mexer enquanto estão dormindo e sonhando. 

Significados

Os sonhos são um reflexo das emoções internas de uma pessoa, sob a ótica do inconsciente. Eles apenas representam a realidade, demonstrando como tudo isso nos afeta. Por isso, eles podem trazer a tona: os medos – já que eles ficam na mente e trazem mal estar e insegurança na vida; os desejos – a vontade de conseguir algo, e os segredos – quanto mais escondidos, eles aparecem em sonho, com outros significados. 

De acordo com a psicanálise, a área da investigação da mente humana, os sonhos servem para fazer observações pessoais da nossa vida, e, por isso, cada pessoa tem que analisar ações, sentimentos e estímulos vividos enquanto está dormindo. Ou seja, os significados dos sonhos, apesar de muitas pessoas acharem que são universais, como por exemplo, sonhar com cobra é traição, ou perder um dente significa a morte, o ideal é encontrar respostas individuais, que fazem sentido com o período que se está vivendo, bem como os sentimentos de cada pessoa. 

Compartilhe: