ESTUDE NA UNIT
MENU

Somatização: o que é e quais os sintomas?

Condição causa sofrimento e deve ser tratada

às 11h27
Compartilhe:

O corpo e a mente estão profundamente interligados, por isso, devem ser cuidados igualmente, afinal, se um não está bem, o outro passa a manifestar problemas. Um exemplo disso é a somatização. Nessa condição, o corpo passa a manifestar sintomas somáticos, ou seja, físicos, por causa de problemas psicológicos.

Essa resposta do corpo aos conflitos mentais pode causar sintomas como taquicardia, dores de cabeça ou na lombar, sudorese, fraqueza, problemas dermatológicos, dificuldades para dormir ou respirar, enjoos, entre outros, afetando diretamente a qualidade de vida e as atividades diárias. Estes sintomas podem tornar-se persistentes ao ponto dos pacientes sentirem a necessidade de realizar consultas médicas e baterias de exames que, no fim, não indicarão nenhuma alteração física, dificultando o diagnóstico para somatização.

Ainda existe um certo preconceito em torno da condição e os pacientes podem ser taxados de mentirosos ou exagerados, entretanto, a somatização causa um sofrimento real e deve ser investigada e tratada da melhor forma possível. É importante buscar psiquiatras ou psicólogos, quando forem descartados problemas físicos ou incompatíveis com as condições de saúde, para auxiliarem no tratamento, através da psicoterapia, terapias comportamentais e outros.

Compartilhe: