A noite de Solenidade de Iniciação Científica marcou o comprometimento do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – que fica na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – com a pesquisa e extensão. O evento, que aconteceu no dia 30 de setembro, no auditório da Unit-PE, reuniu estudantes vinculados à área de Extensão, Monitoria e Iniciação Científica para firmarem compromisso com essas referidas atividades e mostrarem aos colegas a importância de expandir os muros do centro de ensino e olhar para a comunidade.
A ação contou com a participação de coordenadores e professores de diversos cursos da Unit-PE e foi liderada pelo coordenador de Pesquisa e Extensão, Mário Gouveia.
O professor Dr. Diogo Galvão, reitor da Unit-PE, abriu o evento e ressaltou a importância de atividades práticas para os alunos e para a sociedade. “Temos o interesse em chegar na nossa comunidade. Queremos que o que seja produzido aqui dentro alcance alguém e que os projetos não fiquem presos apenas no papel. Que eles alcancem as pessoas e mudem vidas, que sejam úteis, porque pesquisa existe para isso”, explicou.
Na ocasião, alguns alunos que estão participando de atividades extensionistas foram chamados para falar um pouco de suas experiências. Carla Barros, que cursa o 9° período de Odontologia, foi uma dessas pessoas. Ela integrou a equipe de estudantes da Unit-PE do Projeto Rondon, ação coordenada pelo Ministério da Defesa, que em julho de 2024, levou uma equipe de estudantes e coordenadores para o sertão pernambucano, com o objetivo de organizarem ações que promovem o bem-estar social da população local e oferecem condições propícias para a sua promoção socioeducacional. Ela conta que a experiência mudou sua vida. “Tive o contato com outra realidade social, com outros estilos de vida, com pessoas vulneráveis. Isso fez com que eu abrisse meus horizontes para esse público que precisa da nossa atenção”. Além dela, os alunos David Brito, também de Odontologia, e Isla Medeiros, de Psicologia, falaram sobre suas vivências e aprendizados como mentor e extensionista, respectivamente.
Em seguida, a equipe do Projeto Rondon 2024 da Unit-PE recebeu condecorações e homenagem por sua participação no renomado programa.
“Nós sabemos que hoje, a formação holística do cidadão não se resume a questões técnicas, mas também ao controle e equilíbrio emocional e a forma de lidar com o outro, já que tudo tem a ver com pessoas. Por isso, é importante se integrar em ações de natureza extensionista”, afirmou Mário Gouveia.
Na ação, também foram convocados os alunos de Monitoria, de Extensão e de Mentoria para assinarem o livro oficial de registro acadêmico e científico. Uma delas foi a aluna Fátima Roberta, que cursa o 3° período de Administração e está experimentando a Mentoria. “Está sendo uma oportunidade incrível porque estou conseguindo colocar em prática o que vejo em sala de aula, principalmente para nós de Administração, porque estamos estudando para gerir, para fazer as coisas acontecerem, né? Então a oportunidade está sendo incrível”.