ESTUDE NA UNIT
MENU

Síndrome do intestino irritável: o que é

Distúrbio tem causas diversas

às 12h45
Compartilhe:

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio na motilidade intestinal, ou seja, na movimentação natural do órgão, que ocorre durante a digestão, e acomete principalmente o intestino grosso, mas ocasionalmente pode afetar o delgado. As paredes do intestino se movem de maneira coordenada para que o alimento ingerido possa avançar no trato digestivo, mas, em quem tem SII, esses movimentos acontecem de forma desorganizada. Em alguns casos, podem ser mais intensos e prolongados, aumentando a velocidade do trânsito intestinal, provocando gases, cólica e diarreia; em outras situações, pode ocorrer o oposto: as contrações podem ser mais fracas e até menos frequentes, diminuindo a velocidade desse trânsito e causando constipação.

Apesar de não haver consenso, várias pesquisas indicam que esse distúrbio pode ter diversas causas. Dentre elas, destacam-se reações a certos tipos de alimentos, hipersensibilidade à distensão intestinal ou a mudanças na mobilidade intestinal, assim como também infecções e processos inflamatórios na região. Fatores psicológicos também desempenham um papel muito importante na causa da SII, como estresse, ansiedade e depressão.

Além de diarreia, cólica, gases e constipação, os paciente com SII podem apresentar distensão abdominal, flatulência excessiva, dores, desconforto abdominal, presença de muco nas fezes, sensação de esvaziamento incompleto do intestino e alternância entre períodos de diarreia e prisão de ventre. 

Como os sintomas variam muito de paciente para paciente, o tratamento vai depender dos sintomas. Pode envolver antiespasmódicos (medicamentos que diminuem as contrações intestinais), drogas para acelerar ou atrasar o fluxo do intestino e também uma dieta adequada a cada caso. Geralmente, as dietas para tratar a SII são ricas em fibras e pobres em gordura, e também se evita o consumo de alimentos que aumentam a produção de gases, como feijão, couve-flor e batata doce, e outros que podem piorar os sintomas, como por exemplo soja, trigo, maçã, melancia e pera. Também devem ser evitados alimentos que contenham cafeína, açúcar, bebidas alcoólicas, laticínios e alimentos picantes. A síndrome do intestino irritável não tem cura, mas o tratamento pode aliviar os sintomas.

Compartilhe: