ESTUDE NA UNIT
MENU

Saúde mental é importante: cuide da sua!

10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental

às 13h15
Compartilhe:

Se engana quem acha que apenas a saúde física deve ser levada em consideração na vida humana. A mental também é muito importante, e assim como as doenças do corpo, as da mente prejudicam o indivíduo seriamente e desencadeiam sérias consequências. Dia 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental e a data tem como objetivo reforçar a importância e reflexão dos cuidados mentais. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no primeiro ano de pandemia da Covid-19, a incidência de depressão e ansiedade aumentou 25% nas pessoas. O isolamento, desemprego, compartilhamento de notícias tristes e mortes de familiares, amigos e conhecidos são fatores que levaram a esse quadro. 

Por isso, o cuidado com a saúde mental não pode ser subestimado. A mente é parte importante e vital de um  ser humano, e se ela não está bem, tudo fica em desequilíbrio. É necessário ficar atento a sintomas como isolamento, falta de concentração e memória, insônia, apatia, tristeza frequente, fobia social, mudança de apetite e pensamentos suicidas. 

Esses sinais significam que a sua saúde mental não vai bem e requer atenção e tratamento urgente. Essa ajuda pode ser encontrada, principalmente, com profissionais. O psicólogo, através da terapia, pode ajudar na conversa e análise de comportamento. Já o psiquiatra é responsável por tratar os incômodos de forma medicamentosa, se necessário. É ideal procurá-los.

Ter o apoio da família e amigos também é um ponto muito importante, assim como fazer atividades benéficas para a mente. Se alimentar de forma saudável, praticar exercícios físicos, ter hobbies, sair para se divertir, investir em uma boa noite de sono e descansar são ações que tratam e previnem o surgimento de doenças psicológicas. Saúde mental é importante: cuide da sua!

Compartilhe: