A produção de artigos acadêmicos durante a graduação é uma ótima forma de enriquecer a formação. Mas muitos estudantes consideram um desafio e uma tarefa nada fácil, principalmente se estão entrando em contato com o gênero pela primeira vez.
O artigo acadêmico, ou científico, nada mais é do que uma produção textual original que contém dados e resultados de uma pesquisa científica. Nele, são discutidas e apontadas teorias, dados, métodos e resultados sobre determinado assunto. A partir de uma boa bibliografia e embasamento teórico, o texto é construído e, futuramente, pode ser publicado em revistas científicas.
A sua estrutura deve conter título, autor(es), resumo, palavras-chave, conteúdo (introdução, desenvolvimento e conclusão) e as referências bibliográficas. Na internet, é possível encontrar vários modelos, inclusive com base no assunto que deseja tratar.
Além disso, para prepará-lo, é necessário escolher o tipo de pesquisa; ler muito sobre o assunto; estar atento aos elementos da estrutura (consultando sempre seu professor orientador); não plagiar; utilizar as normas ABNT; criar hipóteses; explicar como chegou às considerações finais; e, por fim, revisar todo o conteúdo.
Colocar essas dicas em prática é imprescindível para fazer produções cada vez mais relevantes e de qualidade para conquistar ótimos resultados na carreira.