Sempre que começa a chover na Região Metropolitana do Recife, é comum ouvir comentários e brincadeiras do tipo “a cidade não aguenta cinco minutos de chuva”. De fato, os bairros do Recife sofrem com constantes alagamentos que afetam não apenas o trajeto da população mas, também, a saúde e moradia. Por mais que existam investimentos para a melhoria da situação, ainda há muito a se fazer e, por isso, é importante prevenir riscos.
Apesar das orientações para se manter em casa durante os dias de chuva forte, nem sempre é possível fazer isso. Entretanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados nestes dias para evitar acidentes e doenças.
Um dos cuidados mais importantes está relacionado à exposição à água da chuva e só fazer isso se estiver utilizando botas de borracha. Você só deve entrar em contato com a água se for realmente necessário, isso porque, além dos riscos de contrair leptospirose, ainda pode estar sujeito à outras doenças de pele, problemas gastrointestinais e, também, em locais com desníveis e buracos, podem ocorrer quedas e lesões, bem como objetos cortantes submersos.
Caso você esteja em casa, o indicado, caso não existam riscos de desabamentos e desmoronamentos, permanecer nela, fechando portas e janelas. Além disso, se possível, elevar móveis e eletrodomésticos, assim como proteger documentos em embalagens plásticas. Outra recomendação é não utilizar eletrodomésticos se estiverem molhados, danificados ou se você estiver com mãos e pés molhados.
Se o local em que você está apresentar riscos como rachaduras na estrutura do imóvel ou no chão, queda de árvores, estalos e outros, o indicado é sair imediatamente e informar à Defesa Civil. Também não é indicado consumir água, alimentos ou medicamentos que entraram em contato com a água das enchentes.