ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisa em Odontologia é publicada em revista internacional

Co-autora e professora de Odontologia da Unit-PE teve resultado de estudo piloto publicado em revista científica internacional

às 17h53
Compartilhe:

Um estudo piloto na área da Odontologia – que teve orientação da professora do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), Suzana Carneiro – é publicado em revista científica internacional. A pesquisa – que também contou com a participação de professores de outras instituições – investigou os prováveis benefícios da melatonina em pacientes internados com fraturas faciais. 

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo, na ausência de luz, e desempenha papel importante na regulação dos ciclos de sono-vigília. “O que avaliamos na pesquisa foram os prováveis benefícios desse medicamento em pacientes internados com fraturas faciais”, adiantou Suzana, que é doutora em cirurgia buco-maxilo-facial.

Segundo a co-autora do artigo publicado na revista internacional, resultados iniciais mostram que o uso desse medicamento pode ajudar a reduzir momentos de estresse prévios, no período pré-operatório. Como também reduzir a dor pós-operatória e, consequentemente, diminuição do consumo de analgésico de resgate.

Suzana – que já atua há 27 anos como cirurgiã na área da Odontologia – explica que muitos pacientes, vítimas de trauma facial, necessitam de internação e tratamento cirúrgico, em ambiente hospitalar. Esse período de permanência no hospital, associado ao uso de medicações, dor, estresse e a anestesia geral podem afetar negativamente o ciclo do sono-vigília, aumentando o desconforto e diminuição do limiar de dor. Ela conta que esse estudo piloto são caminhos para que sejam realizadas verificações futuras com maior amostra. 

Artigo

A análise – que resultou no artigo – faz parte de um trabalho de conclusão de residência em cirurgia e traumatologia buco-maxilo facial, que é uma especialidade da Odontologia. A publicação do artigo “Evaluation of the Effects of Exogenous Melatonin in Zygomatic Complex Fractures” foi no Journal of Maxillofacial and Oral Surgery. Participaram do estudo Emerson Filipe de Carvalho Nogueira, Vanessa de Carvalho Melo, Ivson Souza Catunda, Jéssica Caroline Afonso Ferreira, Suzana Célia de Aguiar Soares Carneiro & Belmiro Cavalcanti do Egito Vasconcelos.

Compartilhe: