ESTUDE NA UNIT
MENU

Rachel Carrilho é destaque da literatura em Pernambuco

A escritora tem vários livros publicados e é membro da Academia Pernambucana de Letras

às 16h33
Compartilhe:

Nascida na Ilha de Itamaracá, a escritora Rachel Carrilho é uma das escritoras com maior tempo de atuação no estado. Formou-se em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (UPE), mas também fez cursos de pintura, Turismo e Biblioteconomia, e atuou como delegada de menores. Ela é autora de diversos livros, membro de várias academias de Letras e associações de escritores pelo Brasil e também tem trabalhos publicados em antologias.

Em 2024, ela foi uma das homenageadas da iniciativa Escrevendo Longevidade, promovida pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. Em 2023, Rachel publicou seu livro “Flor de Espumas” em outro evento literário, também organizado pela instituição. Nessa obra, a escritora revisita, de maneira poética, as memórias de sua infância na Ilha de Itamaracá. Além dessa publicação, a autora conta com outros títulos, como “Na Leveza do Sonho”, de 2006; “À sombra do Roseiral”, de 2008; “Enquanto a luz não se apaga”, de 2009.

Trajetória 

Membro da diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE-PE), Rachel também participou da idealização e da coordenação do Programa “Café com Poesia”, na Biblioteca da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Em 2018, recebeu o título de Melhor Escritora do Ano, concedido pela UBE e, em 2012, recebeu o diploma de honra ao mérito, sendo considerada uma das 10 “Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco”. Além disso, a escritora também é membro da Academia de Letras do Brasil-PE e Academia Recifense de Letras.

Rachel também foi membro do Conselho de Cultura da Prefeitura da cidade do Recife, da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, da União Brasileira dos Escritores. Também foi a primeira coordenadora do programa intitulado “A Quinta do Amor”, que tem como objetivo a Justiça, Dignidade e Bem-Estar Social, e foi agraciada pela Associação Internacional dos Escritores e Artistas com a Comenda Floriano Peixoto.

Compartilhe: