O curso de medicina, além de ser um dos mais concorridos, é um dos que mais exigem um esforço especial do estudante, tanto no preparatório, quanto na graduação em si. Ou seja, essa formação requer uma preparação com mais empenho e planejamento. Por isso, é normal se questionar “por onde começo?”
Antes de pensar nas questões da graduação em si, é imprescindível focar em se preparar para o pré-vestibular e, consequentemente, conseguir a aprovação. Mas lembre-se, não se cobre tanto. Se não conseguir na primeira, virão outras chances para tentar novamente.
Ter uma rotina de estudos é o primeiro passo para conseguir estudar de forma organizada, por isso, defina horários de estudo, providencie um ambiente adequado para se concentrar, respeitando sempre o planejamento.
Outro ponto necessário é ter um cronograma de estudos. Ou seja, um planejamento com metas de como você vai se aprofundar em cada matéria, quando isso vai ocorrer e por quanto tempo.
Resolva exercícios com base em provas e questões de anos anteriores, conferindo sempre os assuntos que mais caem.
Às vezes pode acontecer de não absorver todo o conteúdo, por isso, diversificar as formas de estudo quando não está rendendo tanto é uma boa opção e há várias formas de fazer isso: grifar o conteúdo que está sendo lido, assistir video aula, anotações em post-its, etc.
Diante de toda essa rotina e passo a passo acima, é inegável que a produtividade vai diminuir e o cansaço vai chegar, por isso, é importante cuidar da saúde e evitar passar muitas horas estudando. Prezar por dormir bem é uma ótima forma de praticar isso.