ESTUDE NA UNIT
MENU

Quem é Lenine?

Cantor recifense é sucesso em todo o Brasil desde os anos 80

às 13h49
Compartilhe:

MPB, Recife e cultura: Oswaldo Lenine Macedo Pimentel, mais conhecido como Lenine, une o melhor da música popular brasileira e de Pernambuco. O cantor recifense é sucesso em todo o Brasil desde os anos 80 – ele ainda é compositor, arranjador, multi-instrumentista, letrista, ator, escritor e produtor musical. 

Lenine descobriu a música ainda criança, quando pegava o violão da irmã mais velha e tocava escondido. Antes de se dedicar totalmente ao ramo musical, ele terminou os estudos e se formou em Engenharia Química. Depois, no final dos anos 70, ele foi para o Rio de Janeiro, buscando visibilidade e espaço como cantor, já que Recife ainda não tinha muitos recursos na época.

Primeiro, ele ficou conhecido como compositor. Sua primeira música de visibilidade foi “A Roda do Tempo”, cantada por Elba Ramalho, a primeira artista nacional a gravar seu projeto. Depois, diversos outros cantores gravaram suas músicas, como Milton Nascimento, Maria Rita e O Rappa.

Enquanto produtor, produziu músicas como Segundo, de Maria Rita e De uns tempos pra cá, de Chico César. Na televisão, fez a direção musical de Caramuru, a Invenção do Brasil, dos diretores Guel Arraes e Jorge Furtado.Trabalhou em televisão com os diretores Guel Arraes e Jorge Furtado. Também foi diretor musical de “Cambaio”, musical de João Falcão e Adriana Falcão, baseado em canções de Chico Buarque e Edu Lobo.

Lenine tem uma ampla discografia, com álbuns desde 1983. Ele estreou com Baque Solto (1983), e depois vieram sucessos de Na Pressão (1999), Acústico MTV (2006), Chão (2011) e Em Trânsito (2018). Ganhou seis Grammy Latino, em diversas categorias, como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro, Melhor Canção Brasileira e Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa. Também é vencedor dos prêmios Contigo! MPB e Prêmio da Música Brasileira.

Lenine vê Recife como um espaço de muitas homenagens. Escreveu a música Minha Cidade (Menina dos Olhos do Mar), que fala sobre aspectos da capital e seu carinho por ela, e Leão do Norte, escrita por Paulo César Pinheiro e popularizada na voz do recifense. Ela fala de várias manifestações culturais pernambucanas. O cantor também sempre participa de festivais e shows em Pernambuco, sendo um dos principais nomes do MPB do Brasil. 

Compartilhe: