Nascido em 11 de janeiro de 1945, na cidade de Petrolina, Geraldo Azevedo é um compositor, cantor e violonista, consagrado como um dos maiores artistas da música popular brasileira.
Conhecido por sucessos como ‘Dia Branco’, ‘Táxi Lunar’ e ‘Dona da Minha Cabeça’ e por importantes parcerias com Zé Ramalho, Alceu Valença e Elba Ramalho, o pernambucano agrega forte expressão e contribuição para a música nordestina, unindo ritmos como frevo, forró, xote, maracatu e baião em suas canções.
Ele convive com a música desde os seus primeiros anos de vida. Nos eventos promovidos pela sua mãe, Dona Nenzinha, em sua própria casa, Geraldo já cantava e se apresentava. Aos cinco anos de idade, ganhou seu primeiro violão (confeccionado pelo pai, José Amorim) e inspirado pela família, arriscando os primeiros acordes.
Além disso, Geraldo recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), devido sua contribuição à cultura e à arte brasileira. As suas músicas ‘Caravana’, ‘Barcarola do São Francisco’, ‘Talismã’ e ‘Moça Bonita’ integraram a trilha sonora da novela “Velho Chico”, da TV Globo.