As tentativas de golpes através de dispositivos eletrônicos têm aumentado intensivamente. A intenção dos cibercriminosos é roubar informações confidenciais como credenciais, senhas e dados bancários. Isso pode ser notado com os constantes ataques e roubos de perfis em redes sociais, por exemplo.
Além disso, as pessoas também sofrem com softwares maliciosos (vírus) criados para infectar programas e arquivos, fazendo com que eles apresentem sintomas como lentidão em excesso, travamentos incomuns, menor duração da bateria, superaquecimento, maior consumo de internet, desligamentos ou reiniciação repentina, presença de aplicativos desconhecidos e redirecionamento de páginas.
Diante disso, é preciso estar atento(a). Existem alguns recursos e hábitos para adotar a fim de aumentar a segurança e a privacidade nos dispositivos celular:
– Manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados;
– Usar um bom antivírus;
– Escolher senhas fortes e não anotá-las no celular;
– Usar proteções integradas de segurança e autenticação de dois fatores;
– Não clicar em links desconhecidos (enviados, por exemplo, por SMS, e-mail e anúncios de promoção) ou instalar apps que não são de lojas oficiais. Em sites, conferir se há um cadeado no canto do endereço, pois essa é uma segurança a mais;
– Nunca passar dados pessoais, bancários ou número de cartões em ligações recebidas e se perceber qualquer problema – encerrar a chamada e ligar para o atendimento oficial da instituição;
– Combinar com amigos e familiares de fazer uma ligação ou chamada de vídeo ao receber mensagens suspeitas ou solicitação de dados e valores, para garantir que não seja um golpe;
– Alertar pais, amigos e familiares, principalmente idosos, para que não caiam nesses golpes e que caso suspeitam, orientá-los para fazer um print da tela e usar o recurso de “Denunciar” no Whatsapp.