ESTUDE NA UNIT
MENU

Quando procurar um endocrinologista?

Doenças e alterações relacionadas com o metabolismo e os hormônios são as especialidades do profissional

às 12h39
Compartilhe:

O endocrinologista é o profissional médico responsável por estudar, diagnosticar e tratar as doenças e alterações relacionadas ao metabolismo e hormônios, que são responsáveis por manter o bom funcionamento do corpo humano. Essas alterações podem causar diversos tipos de problemas como mudanças no peso, distúrbios menstruais, acne, diabetes, infertilidade, puberdade tardia ou precoce e crescimento excessivo.

Trabalhando junto a outras áreas médicas como a ginecologia e dermatologia, cabe ao endocrinologista buscar meios para garantir a qualidade de vida aos pacientes e alternativas específicas para tratar cada caso. Mas você sabe qual é a hora certa de marcar uma consulta com este profissional?

Independente da idade ou sexo, é importante consultar o endocrinologista a qualquer sinal de alteração ou problema hormonal. Por exemplo, excesso de crescimento dos pêlos ou das mamas, alterações de peso rápidas e expressivas, alterações no ciclo menstrual, aumento da tireoide, sintomas relacionados a diabetes como aumento da vontade de urinar e sede excessiva, além de distúrbios do sono e dificuldades para engravidar. A partir da avaliação e exames clínicos, o endocrinologista poderá recomendar qual o tipo de tratamento mais eficaz e adequado. É importante manter os exames de rotina e realizar, pelo menos, uma vez ao ano um check-up completo, para garantir que o corpo está funcionando normalmente.

Compartilhe: