ESTUDE NA UNIT
MENU

Qual o melhor momento para procurar um estágio?

Saiba o melhor momento para dar início à experiência

às 19h48
Compartilhe:

O primeiro estágio é um momento de nervosismo e ansiedade entre os alunos, por ser uma nova fase em que as teorias aprendidas na faculdade são colocadas em prática, completando e melhorando conhecimentos. Também existem dúvidas: qual é o melhor momento para procurar e iniciar a experiência? 

Para começar a fazer um estágio, é preciso se preparar e ter uma organização: afinal, é uma experiência que demanda tempo, dedicação e conhecimento. Já em relação ao tempo correto para iniciar, geralmente, as empresas contratam estudantes ainda no primeiro ano da faculdade, no 2° semestre – ou período. A partir daí, os alunos já aprenderam os princípios básicos do curso e podem começar a aplicar conceitos em atividades gerais com supervisão.

Preparação – Para dar entrada ao estágio, a empresa tem que conhecer o aluno, por isso, é preciso fazer um currículo – e tudo bem se não tiver experiência anterior, já que as vagas para essa atividade são destinadas à estudantes que ainda não têm trabalhos no histórico. Nele, é preciso conter a formação escolar, atividades extracurriculares, hobbies, conhecimentos e outras informações. Depois, no processo seletivo, acontece a entrevista, em que o recrutador tem o contato inicial com o candidato. Nela, é importante conhecer informações gerais sobre a empresa, informar gostos pessoais, interesses e metas profissionais e acadêmicas. É um momento de conversa que as propostas e os objetivos são alinhados. 

Benefícios – Fazer um estágio é muito importante para a vida pessoal, acadêmica e profissional. Nele, acontecerá o contato com pessoas de vários cargos, e dúvidas podem ser tiradas, além de aumentar o conhecimento. Também é um momento de crescimento pessoal, em que o estagiário consegue vencer desafios, tomar atitudes e adquirir experiência na área de estudo. 

Ao fim do estágio, o estudante consegue se aperfeiçoar e ainda escolher áreas específicas do curso, o que ajuda no futuro profissional e na entrada ao primeiro emprego. 

Compartilhe: