Ligas Acadêmicas são entidades formadas por estudantes universitários e orientadas por um professor e que têm o objetivo de aprofundar conhecimentos teóricos em determinado assunto, bem como promover atividades práticas relacionadas ao curso. As ligas são enquadradas como atividades de extensão universitária, um dos três pilares do Ensino Superior (junto com ensino e pesquisa).
Práticas extensionistas, incluindo as ligas acadêmicas, têm a proposta de promover a participação ativa dos alunos na comunidade em torno da instituição de ensino. Essa dinâmica, portanto, beneficia não apenas os próprios estudantes, que aprendem mais sobre sua profissão e aprimoram sua formação, como também a população. Como atividades extracurriculares, as ligas acadêmicas promovem senso crítico e raciocínio acadêmico.
Benefícios
O presidente da Liga Acadêmica de Saúde Bucal Coletiva do curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão —, Arthur Isaac, também pontua alguns pontos positivos das ligas. “São uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que elas contribuem na formação do aluno, elas contribuem com a população. É uma oportunidade de crescer não apenas academicamente, mas como cidadão, o que fará a diferença com a sua profissão na sociedade em que vivemos”, declara.
Com as atividades realizadas pelas ligas acadêmicas, os estudantes acabam também por aliar os conhecimentos teóricos à prática, o que é bastante valorizado no mercado de trabalho. “Conta muito quando você vai fazer uma residência e também é algo imprescindível para o seu currículo”, avalia Pedro de Albuquerque, aluno do 3º período de Enfermagem e presidente da Liga Acadêmica de Oncologia, que tem ações como visitas técnicas a hospitais e eventos.
Hadassa Rodrigues, que é colega de Pedro e vice-presidente da Liga, considera que os benefícios de fazer parte de uma entidade estudantil como essa vão além do currículo. “Traz uma visão prática que vai além da teoria que aprendemos dentro da faculdade, agregando conhecimento e experiência, que vai nos ajudar a escolher a especialização futuramente”, complementa.
Como formar uma Liga
Na Unit-PE, são divulgados editais regularmente para que alunos submetam propostas de ligas acadêmicas. No último edital, lançado em abril, são listados alguns requisitos para a aprovação, dentre eles estão um projeto de apresentação da Liga, currículos Lattes dos alunos e professores envolvidos, mínimo de 10 alunos e de um professor orientador por Liga.