ESTUDE NA UNIT
MENU

Qual a diferença entre Mobilidade Acadêmica e Intercâmbio?

Ambos termos podem carregar nuances distintas, a depender do contexto

às 14h35
Smiling african american businesswoman in thoughts holding document and pen while looking out through office window. Woman with curly hair admiring something intereseting from office window
Compartilhe:

Hoje em dia, há diversas oportunidades para estudantes ampliarem seus horizontes e enriquecer suas experiências educacionais, seja dentro do universo acadêmico ou não. Duas dessas possibilidades são o intercâmbio e a mobilidade acadêmica, termos muitas vezes usados de forma parecidas, mas que, na verdade, podem carregar nuances distintas, a depender do contexto. 

A Mobilidade Acadêmica refere-se a programas de Instituições de Ensino Superior (IES), nos quais os alunos têm a oportunidade de estudar em instituições parceiras estrangeiras por um período específico. Esse período pode variar de alguns meses a um ano, proporcionando aos estudantes uma imersão cultural e acadêmica em um ambiente diferente do seu país de origem.

Por outro lado, o intercâmbio pode se referir a uma iniciativa tratada diretamente pela pessoa interessada em ter oportunidades internacionais, não se restringindo apenas ao âmbito acadêmico. Uma pessoa pode fazer intercâmbio voltado, por exemplo, em praticar idiomas e/ou focado em atividades empregatícias, etc. 

Ambas as práticas têm o potencial de enriquecer a formação educacional e pessoal, promovendo uma compreensão mais ampla e holística do conhecimento e da diversidade cultural. Cabe aos estudantes escolherem a opção que melhor atende às suas aspirações e metas acadêmicas. 

Saiba mais sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (Promai) da Unit Pernambuco:

No Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica, o estudante é selecionado, após aprovação nas etapas seletivas, para estudar um semestre de sua graduação em uma instituição parceira no exterior. Atualmente, o ProMai 2024.1 está com inscrições abertas até 31 de março. 

Confira mais informações: 

Compartilhe: