ESTUDE NA UNIT
MENU

Quais os riscos de usar maquiagem vencida?

Alergias, irritação, inchaço e, até mesmo, inflamações estão na lista

às 13h21
Compartilhe:

A maquiagem, seja para fins de trabalho ou estéticos, está presente no dia a dia de várias pessoas, desde produções simples como apenas um batom até as mais complexas repletas de produtos. É comum que a maquiagem seja guardada em gavetas ou caixas por muito tempo, podendo, assim, passar do prazo de validade sem que possamos perceber e acabamos utilizando-as vencidas, mas isso pode trazer consequências graves à nossa saúde.

Quando os produtos passam da validade, ocorrem alterações químicas em alguns princípios ativos e os conservantes vão perdendo o efeito, o que possibilita o desenvolvimento de microorganismos como fungos e bactérias, explica Andréa Biazatti, professora de Estética e Cosmética da Unit-PE. “Nenhum produto de maquiagem deve continuar sendo utilizado após passar do prazo de validade, tendo em vista essas alterações químicas, você pode ter uma série de problemas com relação a isso”, ela alerta.

Em alguns casos, as reações na pele são leves e acarretam o entupimento dos poros e aparecimento de acne mas, também, pode causar alergias, coceira, inchaço, vermelhidão, irritações e, até mesmo, infecções. Além disso, de acordo com Andréa, podem ocorrer danos, também, na região ocular, como a conjuntivite – uma inflamação da membrana que reveste a parte posterior do globo ocular.

O mais indicado a se fazer, quando alterações na pele ou irritações forem identificadas, é remover a maquiagem com demaquilantes e lavar com sabonete para rosto em água corrente.

Compartilhe: