O trabalho de conclusão de curso (TCC) é a última etapa para a tão sonhada conclusão no Ensino Superior. Feito pelos estudantes, ele demonstra tudo que foi aprendido durante o curso e a capacidade do aluno de fazer a própria pesquisa e análise. Existem vários tipos de TCC, confira os principais:
Um dos mais utilizados nas faculdades e pelos alunos é a Revisão Bibliográfica, ou Pesquisa Teórica. Nele, o aluno escolhe um tema e monta sua análise, se baseando em autores, pesquisadores e profissionais. São muitas possibilidades, já que a bibliografia pode conter livros, artigos, filmes, sites e outros documentos.
Outra forma de TCC é o Estudo de Caso, ou Pesquisa Empírica. Também muito utilizado nas faculdades, esse tipo de trabalho consiste em fazer uma observação científica e, a partir daí, construir a análise e a base teórica. É bastante comum em graduações da área da saúde, já que os alunos acompanham diversos pacientes e vão em ambientes laboratoriais.
O artigo acadêmico também pode funcionar como trabalho de conclusão de curso – o aluno define uma área de pesquisa e desenvolve suas teorias, ideias, métodos, técnicas e perspectivas. Ele também precisa de um pré-projeto, para que seja apresentado antes do resultado final, e de referências bibliográficas.
Outro tipo de TCC é a apresentação de banner. O aluno escolhe um tema, com referências bibliográficas, introdução, resultados e considerações finais, produz um banner e o apresenta. Nessa forma de trabalho, é importante se atentar para as regras da faculdade do estilo do documento,
O trabalho de conclusão também pode ser um produto final. Sem estrutura de monografia e artigo, esse tipo de projeto consiste em produzir um material direcionado para a área do curso. Por exemplo, quem faz Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) consegue desenvolver um programa ou aplicativo, ou Engenharia, um projeto. O resultado tem que ser viável e de qualidade, com a produção de relatório de atividades.
Na hora de escolher o tipo de TCC, é importante conversar com professores e a coordenação da faculdade, para definir o melhor em cada área de graduação, tornando o resultado final satisfatório e único.