ESTUDE NA UNIT
MENU

Quais os cuidados necessários com pets idosos?

Saiba como garantir conforto e qualidade de vida ao seu bichinho

às 10h49
beautiful portrait of young happy white poodle dog smiling, standing on the street on a bridge, looking at the camera, walking after veterinary consultation, veterinary and animal health concept.
beautiful portrait of young happy white poodle dog smiling, standing on the street on a bridge, looking at the camera, walking after veterinary consultation, veterinary and animal health concept.
Compartilhe:

Ter um bichinho de estimação em qualquer fase da vida traz diversos benefícios para o nosso dia a dia, afinal, além de ter um companheiro para todas as horas, eles ainda são capazes de reduzir o nosso estresse, auxiliar em problemas como depressão e ansiedade, nos mantêm em movimento e outros. Porém, assim como os seres humanos, os pets também precisam de atenção e cuidados especiais quando se tornam idosos.

Alguns sinais como dificuldades para subir degraus, aparecimento de pelos grisalhos, dificuldades para ouvir e enxergar e, ainda, falta de disposição, redução do ritmo de brincadeiras e apetite seletivo indicam que o animal está na fase idosa. Além disso, eles apresentam quadros como incontinência urinária, problemas dentários, tumores e doenças cardíacas. Entretanto, é difícil estimar com quantos anos o pet entra nessa fase, isso porque varia da raça, porte e o ambiente em que ele vive.

Para garantir conforto e qualidade de vida ao seu bichinho, é importante tomar alguns cuidados com eles. O primeiro passo é, acima de tudo, continuar tratando o animal com carinho e paciência, afinal, eles estão numa fase mais carente e dependente e, aliado a isso, ter paciência. Também é importante cuidar da alimentação do pet, isso porque, alguns dentes podem cair, dificultando a mastigação, então é bom investir em uma ração destinada a animais idosos ou, ainda, em alimentos naturais – quando aprovados pelo veterinário. Nesse momento, inclusive, é importante ter o contato de um veterinário de confiança, para qualquer emergência ou dúvida em relação à saúde do bichinho. Por fim, lembre-se de adaptar o ambiente, mantendo sempre a água e a comida em locais de fácil acesso, mude objetos ou móveis que possam causar acidentes e observe terrenos desnivelados.

Compartilhe: