ESTUDE NA UNIT
MENU

Quais os cuidados necessários com o aparelho ortodôntico?

Os usuários precisam redobrar a atenção para manter a saúde bucal

às 11h17
Compartilhe:

Usar aparelho ortodôntico pode não ser muito confortável, mas ele é necessário para promover não só a estética dos dentes através do alinhamento, mas também, funcionalidades, como corrigir mordidas. Alguns cuidados devem ser tomados quando se usa o objeto, já que ele está na região bucal.

A alimentação é o primeiro quesito de cuidado. Para que se tenha o resultado desejado, é necessário evitar alguns alimentos que podem danificar o aparelho, por exemplo, castanha, pé-de-moleque e pipoca porque são muito duros. Itens grudentos e pegajosos, o pirulito e balas de gelatina, também devem ser evitados. Além disso, bebidas gasosas, como o refrigerante, também não são recomendados. 

O aparelho necessita de manutenção, e no dia de troca dos arcos ortodônticos, é recomendado consumir alimentos frios e de fácil mastigação, já que os dentes ficam mais sensíveis e doloridos. 

A higiene é outro tópico de alerta. A escovação deve ser minuciosa, para que não fique nenhum resíduo no aparelho e nos dentes. Usar fio dental após as refeições e higienizar com escovas e objetivos especiais são ações importantes. 

Para quem usa aparelho móvel, um cuidado importante é deixar o objeto em sua caixa própria quando ele não está sendo usado, como na hora das refeições. Limpá-lo com produtos específicos para o tipo do material também é necessário. 

E a atenção deve ser redobrada para pessoas que consomem alimentos ácidos em excesso ou tem histórico de anorexia nervosa. É preciso comunicar ao dentista, para que ele previna o risco de reabsorção radicular, que pode levar à queda do dente.

Compartilhe: