A Administração é uma área que abrange um conjunto diversificado de disciplinas e práticas que visam gerenciar recursos e processos dentro de organizações para alcançar objetivos específicos, sendo fundamental para o funcionamento eficaz de empresas, organizações sem fins lucrativos e entidades governamentais. Assim, os profissionais desse segmento são responsáveis por tomar decisões estratégicas, implementar políticas e procedimentos, liderar equipes, gerenciar conflitos e promover o crescimento e a sustentabilidade das organizações.
Nesta área, várias tendências têm se destacado e continuarão a moldar o campo nos próximos anos, como a digitalização dos processos de negócios com a adoção de tecnologias de inteligência artificial, de análise de dados, de automação de processos, e-commerce, entre outros; a Gestão e Mapeamento da Experiência do Cliente para melhorar a experiência; a crescente demanda por sustentabilidade social corporativa; o modelo de gestão ágil e etc.
De acordo com Edgard Leonardo, economista e professor de Administração do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), uma das principais causas dessas tendências é a Tecnologia, que vem remodelando a forma como as organizações operam. “É condição indispensável ao administrador de sucesso, compreender que está dentro de uma revolução e que a novas tecnologias e modelos de negócios estão desafiando os negócios tradicionais e criando novas oportunidades de crescimento. A capacidade de inovar e se adaptar rapidamente é fundamental para a sobrevivência e o crescimento das empresas”, explica.
Dessa forma, é importante que os profissionais estejam atentos a essas tendências e se adaptem às mudanças para garantir o sucesso organizacional. “Em um ambiente extremamente dinâmico, os futuros administradores devem buscar uma educação que os capacite não apenas com conhecimentos teóricos, mas também com habilidades práticas e uma mentalidade empreendedora, haja vista as constantes mudanças no mundo do trabalho”, finaliza.