ESTUDE NA UNIT
MENU

Quais as características do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)?

Limpeza, simetria e acumulação são algumas das manifestações apresentadas

às 13h19
Compartilhe:

Um dos transtornos psicológicos mais conhecidos é o Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou simplesmente, TOC. Trata-se de um distúrbio psiquiátrico de ansiedade e é caracterizado por uma série de obsessões (pensamentos, ideias e impulsos repetitivos) e compulsões (manifestações das obsessões) diárias.

Os pensamentos repetitivos fazem com que os pacientes acreditem que, caso não mantenham determinados hábitos, algo ruim pode acontecer a eles. Então, eles seguem, de maneira rigorosa, entretanto, com o passar do tempo as obsessões se agravam a ponto de interferir na rotina diária e o paciente levar horas para concluí-las ou até evite socializar com outras pessoas. As maneiras mais comuns da manifestação do TOC são com limpeza (lavar as mãos várias vezes ou tomar banhos por medo de contaminação), segurança (checar diversas vezes se trancou  a porta ou desligou algum aparelho da tomada) e simetria (alinhar objetos). Além de alguns rituais como não pisar nas rachaduras das calçadas por medo de algum acidente acontecer, fazer contagens de ações ou números ou apresentar dificuldades para pronunciar algumas palavras.

O tratamento é escolhido a partir da gravidade do caso. Pode ser feito através de terapias gradativas que expõem o paciente às situações responsáveis por desencadear as obsessões ao mesmo tempo em que ele não realiza os rituais, além disso, medicações também podem ser prescritas, como alguns antidepressivos.

Compartilhe: