ESTUDE NA UNIT
MENU

Quais as áreas de atuação do biomédico?

De análises laboratoriais à estética, a biomedicina tem diversas opções

às 14h11
Compartilhe:

A biomedicina é uma área da saúde que une medicina e biologia, ajudando em pesquisas, bem-estar individual e coletivo, tecnologia e novas descobertas. O biomédico, profissional do ramo, lida com o estudo de microrganismos e bactérias, desenvolvimento de vacinas e remédios e prevenção e diagnóstico de doenças. Confira as principais áreas de atuação da profissão:

Entre elas, estão a acupuntura, técnica oriental de aplicação de agulhas – o biomédico trata principalmente da parte imunológica. Também existem as análises clínicas, ambiental e bromatológica. Na primeira, o profissional analisa e emite laudos laboratoriais. Já a segunda é a investigação dos microrganismos do ambiente, e a terceira é a parte de investigar os alimentos.

E não para por aí – o biomédico ainda faz auditorias, participa dos processos nos bancos de sangue, está ligado a biologia molecular e bioquímica, como análises de DNA e funcionamento do organismo e realiza procedimentos estéticos e citologias.

O profissional também pode operar máquinas nas áreas de radiologia e imagenologia – o diagnóstico por imagem – e em perfusão extracorpóreas, nas cirurgias cardíacas e torácicas. Ele ainda atua na fisiologia do esporte, análises genéticas, pesquisas e docência, reprodução humana, saúde pública e em investigação criminal na parte de toxicologia.

Atualmente, a biomedicina é uma área de constante participação e importância na sociedade, por isso, as opções são diversas. Na Universidade Tiradentes de Pernambuco, o curso de biomedicina é ofertado seguindo as tendências e tecnologias do mercado, com professores capacitados para ensinar as teorias e vivências da profissão.

Compartilhe: