A psicologia e a psicoterapia, apesar de serem áreas da saúde com temáticas semelhantes, possuem muitas diferenças, tanto na abordagem com os pacientes como em maiores detalhes e princípios. Porém, muitas pessoas, na hora de procurar um tratamento, ficam em dúvida: qual desses profissionais escolher?
“São dois profissionais importantíssimos na saúde mental, trabalham em conjunto, o psicólogo na abordagem da psicoterapia, e o psiquiatra, que tem formação médica, e vai fazer a intervenção farmacológica, com a abordagem de diagnóstico”, explicou Dennys Lapenda, psiquiatra e professor da Fits Pernambuco.
Psicólogo – O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento dos pacientes, através da terapia, ou seja, é a cura pela fala. O profissional irá analisar sentimentos, discursos, ideias e emoções, e com base nisso, irá formular a melhor abordagem para ajudar uma pessoa a vencer medos, traumas e crenças limitantes.
Psiquiatra – O psiquiatra é um médico – a psiquiatria é uma área da medicina – e tem como objetivo tratar pacientes que sofrem de transtornos mentais, com etapas: prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Ele, em comparação ao psicólogo, pode receitar medicamentos – se e quando necessário.
“O psiquiatra é um médico que faz a residência de três anos na área de psiquiatria. Ele vai trabalhar em conjunto com o psicólogo, para ajudar na abordagem farmacológica, dando suporte na avaliação psicoterapêutica. Também existem outras intervenções que fazem parte do tratamento, como uma estimulação eletromagnética, e, dependendo da idade, podem ser consultados pediatras ou geriatras também”, salientou Dennys.
Diferenças – Enquanto o psiquiatra vai diagnosticar doenças mentais e promover o tratamento do paciente, medicamentoso ou não, o psicólogo vai, através da conversa, tentar atingir a melhoria, também encontrando o diagnóstico para transtornos da mente. O psiquiatra tem como área de atuação, em sua maioria, hospitais gerais e psiquiátricos, também atendendo em consultórios. O psicólogo pode atuar em escolas, instituições de saúde e também em consultórios.
Ajuda – Ambos os profissionais irão reabilitar o paciente quando ele apresenta sintomas que afetem a sua saúde mental, o bem-estar e o relaxamento. O psiquiatra está disponível para diagnosticar e promover o tratamento e a cura de uma doença mental, ao passo que para procurar um psicólogo, não precisa necessariamente ter algum transtorno psiquiátrico, mas sim, a vontade de conversar, falar e vencer desafios, medos, ansiedade e outras situações – ou seja, os dois podem ser consultados, trabalhando em conjunto para a saúde mental do ser humano.