ESTUDE NA UNIT
MENU

Projetos de inovação de alunos da Unit-PE são destaque no Demoday Kick Off 2024.1

No evento, foram apresentados trabalhos com a temática da sustentabilidade e crises climáticas

às 16h38
Compartilhe:

O clima era de compartilhamento de ideias e não de competição. O Demoday Kick Off 2024.1 aconteceu no dia 3 de junho, onde foram apresentados os 10 melhores projetos de tecnologia feitos por estudantes integrantes do programa Residência Onboard, do Porto Digital. Nesse primeiro semestre de 2024, foram 65 grupos inscritos e o Centro Universitário Tiradentes – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – foi a instituição com o maior número de trabalhos selecionados para essa etapa. Ao todo, foram quatro grupos da Unit-PE formados por estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Ciências da Computação, que criaram produtos e serviços inovadores, seguindo o tema escolhido para esta edição: a tecnologia contra as crises climáticas.

“Muita gente foca na competitividade do Demoday e isso não é o mais importante. O ideal é preencher as lacunas de conhecimento com ferramentas que cada equipe fornece de maneira particular. Então, a Unit-PE está de parabéns”, afirmou o professor do curso de ADS do centro universitário, Huilton Chaves.

O squad 26 levantou a importância da educação ambiental para jovens, com foco nas mudanças climáticas e sustentabilidade. Eles se basearam em dados de institutos e órgãos, mas também realizaram a própria pesquisa de campo e constataram que 93,6% de crianças e adolescentes, de 8 a 15 anos, estariam dispostas a aprender como cuidar do meio ambiente através de um jogo educativo e competitivo. Por isso, criaram o Green Cast, que estimula práticas ambientais entre os jogadores para serem realizadas no mundo real e não apenas no mundo virtual. José Carlos, aluno do 1° período de ADS, fez parte da equipe e explicou como foi o processo. “Foi cansativo, mas foi muito divertido. Fomos um squad muito unido do começo ao fim. Sempre que nos reuníamos, tudo ficava mais leve”.

Além de José Carlos, o grupo foi composto pelos alunos Guilherme de Almeida, Júlio Tavares, Antônio Carlos Bezerra, Davi Vasconcelos, Henrique de Albuquerque, João Pedro dos Santos, Dênis Carlos Brito e José Thiago da Silva. 

A diminuição de gases de efeito estufa e a prática de exercícios físicos foram a base para o squad 30 criar o app Cycle Out, no qual os usuários são estimulados a utilizar a bicicleta como principal meio de transporte e ainda recebem bonificações de empresas parceiras. Os estudantes avaliaram que, nos últimos anos, a população tem buscado cada vez mais saúde e bem-estar, economia e sustentabilidade. O diferencial do produto é o fato de que o inscrito pode deixar sua bicicleta em qualquer lugar da cidade e não apenas em estações pré-definidas.

“O processo foi muito corrido porque tínhamos que fazer algo muito grande e bem feito. Mas foi tudo bem articulado e conseguimos entregar um produto bem satisfatório”, explica a aluna do 1° período de Ciências da Computação, Lavínia Beatriz, que fez parte do squad 30. Os estudantes Nelson de Souza, Juan Felipe, José Mateus, João Gabriel, Samyr Michel, Vitória Helena e Miguel Tomaz também fizeram parte da equipe.

O squad 31 trouxe dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que apontam a cidade do Recife como a 16ª mais ameaçada do mundo por alterações do meio ambiente, enfrentando inundações e deslizamentos. Além disso, há grande dificuldade da população em encontrar informações de forma centralizada e segura. Por isso, criaram o aplicativo “Comunidade Segura”, que conecta as pessoas atingidas por catástrofes com órgãos de apoio e Defesa Civil, orientando-as sobre o que fazer em situações de emergência.

A equipe foi composta pelos alunos Arthur Barbosa Barros, Alana Rebeca França, Beatriz Alcantara Oliveira, Arthur Petrus de Moura, Bárbara de Souza e Beatriz Cristiny Freitas.

A ludicidade dos jogos educativos também foi a ferramenta utilizada pelo squad 32, que criou o Guardiões do Recife. O jogo de plataforma é voltado para crianças e jovens entre 8 e 14 anos e traz uma mecânica simples que pode ter um efeito cascata de conhecimento entre os usuários. O conceito de “aprender brincando” foi a base utilizada nesse produto, que também traz personagens que remetem à cultura pernambucana. “Foi uma experiência que deu muito nervosismo, mas aprendi muita coisa no processo, como mexer em ferramentas novas. Foi muito interessante”, revela Beatriz de Castro, do 1° período de ADS, que integra a equipe do squad 32.

Além de Beatriz, o squad foi formado por Cauê Dias, Davi Souza da Silva, Camila de Oliveira, Débora Vaz de Souza, Bruno Ferreira Alves, Camilla Vitória Albuquerque e Deivid Gonçalves.

Arlindo Correia, professor e coordenador dos cursos de ADS e Ciências da Computação da Unit-PE, reitera o sentimento de conquista que dominou a noite. “Estamos imensamente orgulhosos dos alunos. Este evento não só reflete a dedicação e o talento deles e dos professores, mas também reforça o compromisso da Unit-PE com a excelência acadêmica e a inovação”.

Compartilhe: