ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Sonho & Vida reúne mais de 6 mil terceiranistas

O evento gratuito oferecerá aulões, palestras motivacionais e orientações sobre ENEM, profissões e carreiras para estudantes de 52 escolas da RMR

às 22h12
Compartilhe:

O Centro de Convenções de Pernambuco será ocupado por seis mil alunos, concluintes do ensino Médio, de 52 escolas da rede pública estadual. A iniciativa é da Regional Norte da Secretaria de Educação que, junto com parceiros como Grupo Tiradentes, mantenedor da UNIT e Faculdade Tiradentes, e Accenture, realiza, nesta quinta-feira (19), o PROJETO SONHO E VIDA. O foco do evento é provocar a integração entre os estudantes, futuros universitários, contribuindo com o protagonismo na construção do seu  futuro e elevando a autoestima desses estudantes.

O evento será aberto para duas turmas de 3 mil alunos, uma de manhã e outra à tarde, que terão transporte, lanche e uma programação recheada de aulões, palestras motivacionais, orientação sobre carreiras, bate-papos, feira de profissões e dicas sobre bolsas de estudo, financiamentos e ENEM. Segundo Neusa Pontes, Gerente da GRE Norte, da Secretaria de Educação, o encontro é a culminância de um projeto amplo, que estimula a multiplicação de conhecimentos através de alunos influenciadores, a troca de informações sobre os programas e ferramentas disponíveis, com foco nos estudantes do Ensino Médio. “Nossa missão, enquanto gestores de educação, é evitar que os jovens percam a capacidade de sonhar. É fundamental que eles se sintam corresponsáveis no processo de ensino-aprendizagem e percebam que, para ter chances de concretizar seus sonhos, precisam adquirir aptidões e competências sociais e pessoais que dependem do cotidiano escolar”, explica.

“O projeto da Secretaria de Educação se enquadrou perfeitamente na vocação do Grupo Tiradentes, que tem como uma de suas missões a integração com a sociedade, oferecendo sua contrapartida social na formação educacional de jovens estudantes”, explica Vanessa Piasson, diretora geral do Grupo Tiradentes em Pernambuco. Através da parceria com a UNIT e Faculdade Tiradentes, foram viabilizados aulões com professores relevantes no cenário de preparação para o ENEM, como Fernanda Pessoa, de redação, Darlan Moutinho, de Matemática e Carlos Valença, de Biologia.

Na programação, haverá ainda um espaço de aproximação com professores e coordenadores de cursos universitários e especialistas em orientação vocacional e carreiras, para aqueles que querem tirar dúvidas sobre profissões. No quesito motivação, um bate-papo com o Youtuber Marcos André, publicitário e influenciador digital, dono do canal digital “Esse Dia Foi Foda”. Seguido por mais de 2.5 milhões de pessoas, Marcos envolve os adolescentes e jovens adultos com mensagens de superação direcionadas para este público.

O projeto “Sonho & Vida” está na sua terceira edição. Em sua primeira versão, no ano de 2016, atendeu aproximadamente mil estudantes com palestras motivacionais e aulões. Em 2017, a segunda edição beneficiou mais de 5 mil estudantes. “Este ano, estamos organizados para receber 6 mil alunos, que serão acolhidos por educadores e professores, comprometidos com o objetivo de formar jovens autônomos, motivados, solidários e competentes”, comemora Neusa Pontes, da GRE Norte.

 

Compartilhe: