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Projeto debate autocuidado dos pais de neurodivergentes

Grupo responsável é formado por alunos do curso de Psicologia, ADS e Administração

às 19h45
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Pessoas neurodivergentes são aquelas que têm uma condição neurológica diferente do que se considera neurotípico, pessoas com formas de processar informações vistas como padrão. Ter filhos que apresentam algum tipo de neurodivergência traz muitos desafios e, muitas vezes, os pais não conseguem cuidar de si próprios. Foi pensando nesse cenário que alunos dos cursos de Administração, Psicologia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas pensaram em um projeto de extensão intitulado de “Autocuidado para Pais e Cuidadores de Pessoas Neuro Divergentes”.

A literatura aponta que os familiares de pessoas neurodivergentes precisam de suporte, pois sofrem de estresse e sobrecarga na rotina, prejuízo da vida social e afetiva das mães, sintomas depressivos e sentimentos de isolamento e frustração. “O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida dos pais, fortalecer o relacionamento com a pessoa que tenha algum tipo de neurodivergência, reduzir o isolamento (redes de apoio), aumentar a compreensão sobre o autismo e outras condições diversas e promover a saúde mental”, explicam os alunos. Recentemente, houve palestra organizada pelo grupo e ministrada pela psicóloga e analista comportamental, Giedra Marinho, para o público geral. Nesse mês de novembro, haverá uma ação em uma clínica, que será definida posteriormente.

No projeto estão envolvidos os alunos Danillo Magnum, Henrique de Albuquerque, Isabella Martins, José Marcos, Larissa Silveira, Maria Fabiola, Michelle Fabianne, Raul Cordeiro, Tácila Lucia e Vitória Lima. Cada membro ficou responsável por atividades diversas, como produção de cartazes para divulgação de eventos, convite à palestrantes, impressão de brindes e organização dos locais das ações.  

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