ESTUDE NA UNIT
MENU

Professores participam de encontro internacional

A iniciativa reuniu profissionais da educação básica e superior, envolvendo diversas modalidades de ensino e com a participação de educadores do Brasil e Portugal

às 17h55
O coord. de Pesquisa e Extensão, Pedro Paulo Procópio, e a docente dos cursos da instituição, professora Maria Luiza Maciel, foram os representantes da UNIT no 9º Encontro Internacional de Formação de Professores (ENFOPE), realizado na sede da Universidade Tiradentes, em Aracaju
Compartilhe:

O coordenador de Pesquisa e Extensão – COPEX, professor Pedro Paulo Procópio, e a docente dos cursos da instituição, professora Maria Luiza Maciel, foram os representantes da UNIT no 9º Encontro Internacional de Formação de Professores (ENFOPE), realizado na sede da Universidade Tiradentes, em Aracaju.

A iniciativa reuniu profissionais da educação básica e superior, envolvendo diversas modalidades de ensino e contando com a participação de teóricos e educadores do Brasil e Portugal.

Na ocasião, a professora Maria Luiza Maciel discutiu a síndrome de Burnout em docentes, que se apresenta como um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de episódios de esgotamento físico e mental extremo, gerando um sentimento de desconforto que aumenta à medida que a vontade de lecionar gradualmente diminui.

Sintomaticamente, a Burnout geralmente se reconhece pela ausência de alguns fatores motivacionais: energia, alegria, entusiasmo, satisfação, interesse, vontade, sonhos para a vida, ideias, concentração, autoconfiança e humor.

Já o professor Pedro Paulo Procópio detalhou o papel da extensão universitária e a ciência como mecanismos de inclusão cidadã.

Apresentando sua experiência na gestão da COPEX, da UNIT, o preceptor apresentou diversos exemplos de mudança de realidade através da realização de projetos envolvendo alunos e a comunidade.

Compartilhe: