Educação é um mundo em que sempre há novidades. São novos aprendizados, experiências e vivências ocorridas também no dia a dia, demandas variadas que chegam à sala de aula e em atividades de extensão, além de inovação e boas práticas. Por isso, professores do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — e da Faculdade Tiradentes (Fits) — localizada em Goiana — participam da Jornada Pedagógica, que acontece entre os dias 21 e 31 de janeiro.
É um encontro semestral de integração, formação continuada e de planejamento para o ano. O momento reúne também o corpo docente da Universidade Tiradentes (Unit-SE), e tem o objetivo de avaliar, propor soluções e adquirir novos conhecimentos. Trata-se de um planejamento pedagógico e também operacional para auxiliar e orientar os profissionais nas rotinas. A abertura do evento, que aconteceu no dia 21 de janeiro, foi realizada no Instituto Ricardo Brennand. As outras oficinas estão acontecendo na Unit-PE e na Fits, seguindo programações específicas.
O tema central dessa edição da Jornada Pedagógica é “Educação por competências no ensino superior”. Assim, o objetivo principal desse evento é a discussão dos desafios da educação por competências como oportunidades para uma prática pedagógica inovadora, inclusiva e interdisciplinar. Para isso, a Jornada Pedagógica 2025.1 pretende compreender os fundamentos da educação e da aprendizagem por competências, a fim de desenvolver estratégias pedagógicas inovadoras e inclusivas.
Acolhimento
Ana Paula Melo, psicóloga do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) da Unit-PE, explica que, além de capacitar os professores para o início do semestre, o evento tem o objetivo de acolher os docentes novatos. “A gente faz um trabalho diferenciado com quem está entrando agora. Existe todo um olhar para esse professor novato, de mostrar como se usa o sistema, explicar como funcionam as regras da instituição, apresentar os setores. O que a biblioteca faz, o que o NAPPS faz, o que o Carreiras faz com os alunos. Que eles possam indicar, porque o professor está direto com o aluno, então ele conversa com esse aluno e ele é nossa ponte também”, detalha.
Novidade
Nessa edição da Jornada Pedagógica, Ana Paula conta que vai haver uma novidade: os professores que participarem das oficinas vão receber certificado de pós-graduação. “Inicia-se esse projeto agora, que vai ter também na Jornada 2025.2 e, no final da Jornada 2026.1, o professor tem uma certificação de que ele sai com uma pós-graduação. Além desses encontros na Jornada, durante o semestre, haverá dois encontros, que são aos sábados pela manhã, para o professor não ficar solto de um semestre para o outro. Ele terá algumas atividades para entregar e no final terá a certificação”, explica.
Programação
A programação é diversificada e envolve palestras, cursos e oficinas com temáticas e práticas alinhadas às diretrizes institucionais e demandas da educação superior. Entre as abordagens, estão assuntos como aprendizagem por competências, mediação e resolução de conflitos, estratégias e práticas na educação, novas tecnologias e fundamentos da educação. O evento é voltado para o corpo docente da Unit-PE e da Fits. É possível se inscrever e conferir a programação completa através do site www.unit.br/jornadapedagogica.