ESTUDE NA UNIT
MENU

Professora de Enfermagem da Unit-PE realiza palestra na Folha de Pernambuco

O objetivo foi conscientizar sobre formas de prevenção de arboviroses

às 11h21
Compartilhe:

Andrea Rosane, professora e coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão –  realizou palestra sobre as arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, no dia 22 de abril, no jornal Folha de Pernambuco. O intuito foi conscientizar e oferecer formas de prevenção dessas doenças que têm apresentado crescimento no número de casos no Brasil. 

A iniciativa, voltada para funcionários de vários departamentos da Folha de Pernambuco, integrou o quadro de ações que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do veículo de comunicação realiza todos os meses com temáticas relacionadas à saúde. “Foi uma forma de promover cuidados e prevenção. A palestra foi ótima, muito esclarecedora e satisfatória”, afirma Adriana Peixoto, técnica de Segurança Folha PE. 

A ideia do tema surgiu diante do aumento de casos de Dengue, que assim como a Zika e a Chikungunya, tem despertado crescente preocupação devido ao seu potencial impacto na saúde pública. “Trazer essa discussão sobre prevenção foi de extrema importância, para promover a saúde dos funcionários, reduzir o absenteísmo, criar ambientes de trabalho mais seguros, cumprir regulamentações, demonstrar responsabilidade social corporativa e prevenir surtos de doenças infecciosas”, conta a professora Andrea. 

A especialista acrescenta que a prevenção de arboviroses requer uma abordagem multifacetada, envolvendo diversas ações como controle de vetores, vigilância epidemiológica, desenvolvimento de vacinas e medidas de biossegurança. “Ao implementar essas medidas de forma coordenada e eficaz, podemos reduzir o impacto dessas doenças na saúde pública e proteger as comunidades vulneráveis em todo o mundo”. 

Dengue

Atualmente, o Brasil enfrenta uma grave epidemia de dengue, com números que superam recordes anteriores desde o início dos registros, em 2000, e chegam a quase 4 milhões de casos. Os dados mais recentes do Ministério da Saúde indicam um alarmante total de 3.921.271 casos prováveis e 1.888 óbitos relacionados à doença. 

Em Pernambuco, de acordo com o mais recente Informe Epidemiológico de Arboviroses, divulgado no dia 3 de abril, foram contabilizados 15.174 casos prováveis de dengue. Do total, 976 já foram confirmados. Os demais seguiram para investigação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que notificou 12 casos graves até o momento.

Compartilhe: