No último dia 20 de outubro, a engenheira de Computação e professora dos cursos de Tecnologia da Unit-PE, Rafaella Matos, participou de painel no qual foi discutida a importância da diversidade de gênero na criação de produtos e serviços diversos. O debate “Mulheres na Tecnologia e na Educação” foi liderado pela organização Laboratória, que tem a missão de estimular mulheres que queiram se profissionalizar no mercado de Tecnologia.
Além de Rafaella, o assunto foi debatido por Jackeline Busnello, gerente de DE&I do Bradesco, que reforçou a importância de estimular as meninas cada vez mais cedo. “Precisamos prestar atenção nessa separação de gênero que é feita. Por exemplo, presentes para meninas normalmente são produtos que estimulam o autocuidado ou as bonecas, para estimular a maternidade. Enquanto que os presentes para meninos, estimulam mais a ousadia, como o carrinho. O problema é o que a gente estimula. Quando estimulamos, desde cedo, o interesse das meninas pela Matemática e Ciências, elas respondem”, explica.
As mulheres também debateram sobre como é possível criar oportunidades iguais para todos da sociedade e para elas, é preciso unir organizações, empresas e as instituições de ensino. “As universidades vêm buscando formas de se engajar cada vez mais nesse meio e aqui no Recife não é diferente. É muito grande o interesse dessas mulheres e temos que incentivá-las”, explica Rafaella Matos.