ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor Adolfo Cabral recebe homenagem póstuma

Clínica-escola de faculdade de odontologia recebeu o nome do catedrático em solenidade prestigiada por alunos, colegas e familiares

às 00h40
Compartilhe:

Referência nacional na área da Dentística, o professor Adolfo Cabral, falecido em maio, recebeu homenagens póstumas, na última quinta-feira (19), pelos serviços prestados à odontologia pernambucana e brasileira. Durante solenidade prestigiada por todo conselho administrativo do Grupo Tiradentes, a família do catedrático descerrou a placa que denomina a Clínica-Escola de Odontologia da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT – com o nome do seu fundador e grande idealizador. Estavam presentes na cerimônia a viúva Vera Lúcia e seus três filhos, que receberam as palavras e manifestações de carinho e reconhecimento.

A cerimônia aconteceu na unidade de Odontologia da UNIT e foi aberta pelo fundador e presidente do Conselho do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, que ressaltou a importância do docente para a instituição e destacou que a homenagem era fruto de um sentimento sincero de gratidão pelo seu trabalho e de pesar em função do seu falecimento. Em seguida, as palavras carregadas de emoção da professora Ana Paula Sobral, representando o corpo docente, lembraram do entusiasmo e compromisso de Adolfo Cabral com a missão de lecionar, partilhar conhecimentos e exercer sua profissão.

O ex-reitor da UFPE e atual diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, professor Mozart Neves Ramos falou como amigo e cliente do Dr. Adolfo Cabral. “Tínhamos uma amizade aristotélica, que é quando a distância e o tempo não mudam o afeto. Ele tinha o prazer de construir e reparar o meu sorriso. Levantava a minha autoestima e eu ficava feliz cada vez que o encontrava”, relatou. Coube ao filho do homenageado, o professor e cirurgião dentista Bruno Cabral, finalizar com o seu depoimento, no qual destacou o pai, o exemplo e os valores de família, recebidos como grande legado.

No final, Vera Lúcia Cabral, ao lado dos filhos, e amparada pelo presidente Jouberto Uchôa e pela vice-reitora e esposa, Amélia Uchôa, descerraram a placa que marca a mudança do nome da clínica-escola da UNIT. “Falar de Adolfo é falar de coisa boa. Será um amor eterno”, agradeceu a viúva em seu depoimento emocionado.  A partir de agora, o centro de atendimento, que presta assistência gratuita a centenas de pacientes semanalmente, será conhecido como Clínica de Odontologia Professor Doutor Adolfo Cabral.

Biografia – Detentor de uma trajetória profissional de grande reconhecimento, Adolfo Cabral foi docente titular da UFPE.  Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Radiologia Odontológica pela UFPE, mestre em Dentística Restauradora pela Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e doutor em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP/UPE), ministrou vários cursos em universidades nacionais e internacionais. Ainda era membro Associado da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e do International College of Dentist, International College of Dentist.

 

Compartilhe: