ESTUDE NA UNIT
MENU

Prof. Paulo Magalhães participa de congresso na Itália

Docente apresentou pesquisa sobre a Síndrome do Desconforto Respiratório (SDRA) em evento promovido pela Sociedade Respiratória Europeia

às 18h08
Compartilhe:

Uma doença grave caracterizada por uma série de lesões no pulmão, que alteram o ritmo da respiração, afetando tanto pacientes clínicos, quanto cirúrgicos sem distinção de faixa etária.

Esta é a Síndrome do Desconforto Respiratório (SDRA), cuja pesquisa levou o coordenador da graduação em Fisioterapia, da UNIT, professor Paulo Magalhães, a participar de um dos maiores congressos em saúde da Europa, o ERS International Congress 2017, que ocorreu na cidade de Milão, na Itália.

No estudo intitulado “Effects of spontaneous breathing with diferente PEEP levels on ventilator-induced lung injury in Mild ARDS”, o docente detalhou estratégias de ventilação mecânica menos invasivas para os pulmões.

“Pessoas com SDRA sofrem falta de ar intensa e, muitas vezes, são incapazes de respirar por conta própria, sem o apoio de um ventilador artificial. Porém a ventilação mecânica apesar de ter contribuído para a sobrevida desses pacientes, apresenta efeitos adversos, como a condição conhecida como lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica (VILI)”, ressaltou.

Após ser submetida e aprovada pela comissão organizadora do evento, a pesquisa foi premiada como uma das melhores do congresso.

O evento promovido pela European Respiratory Society (Sociedade Respiratória Europeia) congregou estudiosos e pesquisadores da medicina respiratória, para abordar temas e apresentar as últimas novidades no campo de estudo.

Compartilhe: