ESTUDE NA UNIT
MENU

Principais perguntas de entrevista de emprego

Saber o que responder pode ajudar a se destacar no processo seletivo

às 16h04
Compartilhe:

A entrevista de emprego é o momento em que o entrevistador conhece o candidato e valida as informações que foram apresentadas no currículo, por meio de perguntas. Por isso, é importante estar preparado para se destacar dos demais candidatos.

As perguntas feitas durante essas entrevistas são projetadas para avaliar não apenas as habilidades técnicas, mas também as habilidades interpessoais e a adequação cultural. Conheça os questionamentos mais comuns, entendendo como respondê-los de forma que destaque suas qualidades e experiência: 

“Fale sobre você”

Essa é clássica. É importante iniciar a resposta destacando sua formação e experiência profissional, focando em como esses aspectos o prepararam para a posição. Concluir mencionando interesses pessoais.

“Quais são suas maiores conquistas profissionais?”

Destacar realizações relevantes e seus impactos, evidenciando suas habilidades e contribuições anteriores para organizações ou projetos.

Quais são seus principais defeitos e qualidades?

O segredo é encontrar o equilíbrio entre a sinceridade e o clichê. Principalmente no que refere-se aos defeitos, trazendo sempre exemplos práticos do que tenta fazer para resolvê-los. 

“Como lida com desafios e pressão?”

Descrever uma situação desafiadora que enfrentou, explicando as medidas tomadas para superá-la e destacando lições aprendidas.

“Por que você saiu (ou deseja sair) do último emprego?”

A resposta a essa pergunta, em hipótese alguma, pode ser um momento para reclamações desnecessárias sobre a última experiência. Por isso, é necessário tentar encontrar sempre o melhor ângulo sobre o que aconteceu e não exagerar na negatividade.

“Por que você deseja trabalhar na empresa?”

Nesta, é imprescindível ser específico e pontuar o que leu sobre a empresa. Essa pergunta, dá a oportunidade de mostrar o quanto pesquisou pela empresa/área e o quanto deseja a vaga. 

“Onde você se vê daqui a cinco anos?”

Apontar metas realistas alinhadas com o desenvolvimento na empresa, demonstrando comprometimento a longo prazo.

“Tem alguma pergunta que gostaria de fazer?”

Essa é geralmente a última pergunta. É interessante perguntar a rotina da empresa, a equipe e a área, porque mostra interesse e engajamento.

Compartilhe: